Waldemar Niclevicz, o único brasileiro e segundo sul-americano a escalar os Sete Cumes, desceu na sexta pela manhã, de rappel, a Torre Panorâmica da Telepar, em Curitiba. Niclevicz já escalou os pontos mais altos dos continentes: Aconcágua (América do Sul), McKinley (América do Norte), Vinson (Antártida), Kilimanjaro (África), Elbrus (Europa), Everest (Ásia) e Carstensz (Oceania).
A Torre Panorâmica é suporte de serviços de telecomunicação e foi inaugurada em 1991, com 109,5 metros de altura, o que equivale a um edifício de 40 andares. Antes de descer a torre, o alpinista anunciou, em entrevista coletiva, o projeto Mundo Andino, em que pretende escalar as principais montanhas da Cordilheira dos Andes.
A primeira expedição, parte do projeto que deve durar três anos, começa no dia 7 de fevereiro, quando ele vai percorrer uma das regiões mais selvagens de toda a Cordilheira dos Andes, entre as cidades de Puerto Montt e Cochrane, na Patagônia Chilena.
Leia mais:
Nordeste terá recorde de clubes no Brasileirão
Botafogo chega mais perto do título, e Corinthians da Libertadores
Londrina EC muda comissão técnica e contrata head comercial
Delegação do Botafogo chega ao Rio, e multidão lota praia para comemorar
Um dos principais desafios da primeira expedição é a escalada do Monte San Valentin, a maior montanha da Patagônia, com cerca de 4 mil metros de altitude. O retorno da primeira expedição está previsto para o dia 3 de março, quando o alpinista e sua equipe formada por exploradores, médicos e pesquisadores devem descansar por duas semanas para partir para o próximo desafio.
Leia a matéria completa na edição deste sábado da Folha de Londrina