Dois anos depois de deixar a Toca da Raposa 2 rumo à Vila Belmiro, o volante Henrique retorna ao clube estrelado. O jogador chega a Belo Horizonte, após muita irregularidade com a camiseta santista. No entanto, pode reocupar a lacuna deixada no meio de campo desde a sua saída da capital mineira.
O meio-campista chegou ao Cruzeiro indicado por Adilson Batista e foi um dos pilares do time vice-campeão da Copa Libertadores 2009, além dos títulos do Campeonato Mineiro daquele ano e de 2011. No Santos, o jogador conquistou apenas o Paulistão 2012. Ele também não conseguiu se firmar como titular absoluto do Peixe.
No primeiro ano com a camiseta alvinegra, ele atuou em 25 partidas, entre Campeonato Brasileiro e Mundial Interclubes. O atleta foi reserva em apenas uma oportunidade e ainda anotou um gol.
Leia mais:
Artilheiro e manutenção de elenco estão entre os planos do Corinthians para 2025
Mesmo com Facundo, Palmeiras ainda busca uma estrela para vestir a camisa 9
Claudinho quer jogar no Santos em breve
Estêvão diz que vai realizar sonho ao enfrentar Messi no Mundial de Clubes
A oscilação de Henrique ocorreu apenas na temporada posterior. Em 75 jogos disputados pela equipe do litoral de São Paulo, o volante esteve em campo em 46, o que representa 61,3% dos compromissos do Santos no ano. O atleta ainda fez um gol para o Peixe na disputa da Libertadores.
Desde que o meio-campista deixou a Toca da Raposa 2, muitos nomes passaram por ali. Contudo, nenhum conseguiu se firmar. Ele é o terceiro homem de contenção que o Cruzeiro contratou para 2013. Além dele, Nilton e Uelliton desembarcarão em Belo Horizonte para assinar com a agremiação de Belo Horizonte.