No dia 26 de abril, esta sexta-feira, comemora-se o Dia do Goleiro. E quando se pensa no São Paulo e nos atletas da posição, imediatamente vêm à mente os nomes de Rogério Ceni, Zetti, Waldir Peres, Poy e outros arqueiros importantes.
Contudo, ninguém ou pouquíssimas pessoas lembra-se do primeiro "camisa 1" do clube. Nascido em 23 de fevereiro de 1907 na cidade de Santos, Nestor de Almeida foi o precursor de um passado glorioso de donos da posição. Aos 23 anos, fez sua estreia pelo Tricolor (ainda São Paulo da Floresta) na primeira partida oficial do time, no empate em 0 a 0 contra o Ypiranga, pelo Campeonato Paulista.
O arqueiro disputou 35 jogos, somando 21 vitórias, 11 empates e apenas três derrotas. Pouco antes de completar um ano de São Paulo, o atleta de despediu dos gramados por conta de uma grave lesão, aos 24 anos de idade.
Leia mais:
Com quase 80% de chance de título, Botafogo pode ser campeão nesta quarta
Londrina EC promete ter até 15 reforços para disputar o Campeonato Paranaense
Dez são presos por emboscada a cruzeirenses; presidente da Mancha continua foragido
Por que Palmeiras está atrás na disputa pelo título? Abel explica em livro
Além de ter sido primeiro goleiro, Nestor é também o primeiro sócio-atleta são-paulino - essa categoria de sócio patrimonial do clube não existe mais. Os jogadores precisavam, antes do profissionalismo surgir no futebol brasileiro, em 1933, fazer parte do quadro de sócios para disputar competições oficiais.
Nestor faleceu aos 85 anos no dia 3 de agosto de 1992, na capital paulista.