Após o retorno do Campeonato Carioca ainda em junho, no início de julho foi a vez do Catarinense, num momento em que já estavam definidas também as datas para o retorno de outros estaduais Brasil afora. Assim, os torcedores do Operário se viram ainda mais ansiosos quanto à continuação do Paranaense, cuja última rodada da primeira fase foi realizada em 15 de março.
Na ocasião, o Operário derrotou o Londrina por 1 x 0 no Estádio do Café. Embora o Fantasma houvesse garantido a classificação para a segunda fase do estadual ainda na rodada anterior, a vitória contra o Tubarão não pode ser desprezada, visto que garantiu à equipe a quarta colocação no grupo e, consequentemente, a vantagem de fazer o jogo de volta contra o Cianorte, pelas quartas de final, em casa.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
Consequentemente, são muito boas as chances de o Operário terminar o estadual numa posição ainda melhor que no ano passado, quando foi o 5º colocado geral. Ainda assim, a expectativa maior para o restante da temporada recai na participação da equipe na Série B de 2020, que, de acordo com o recente anúncio por parte da CBF, terá início em 8 de agosto e só deve terminar em 30 de janeiro de 2021.
Os torcedores já puderam ter uma ideia do quão difícil será a Série B deste ano graças aos jogos que o Operário fez na Copa do Brasil. Após superar o Barbalha do Ceará na primeira fase, a equipe de Ponta Grossa enfrentou logo na segunda fase da competição o América-MG, que também disputará a segunda divisão nesta temporada. E, mesmo jogando no Estádio Germano Krüger, o Operário foi derrotado pelo Coelho por 2 x 0.
A despeito da decepção da torcida após a eliminação na Copa do Brasil, perder para a equipe mineira, mesmo em casa, não foi um resultado assim tão desastroso, visto que é quase certo que o América será considerado um dos dois favoritos nos prognósticos das plataformas de apostas online para a conquista do acesso à Série A do ano que vem. Afinal, o Coelho não só foi o quinto colocado na Série B do ano passado como também é o atual líder do Campeonato Mineiro.
O que de certa forma preocupa a torcida do Operário é a possibilidade de que a equipe não repita as boas atuações que teve no Germano Krüger na Série B do ano passado. Foi lá que o Fantasma, apenas um ano após a memorável conquista da Série C, foi capaz de derrotar equipes até mais fortes, como o Sport, o CRB e o próprio América, a tal ponto que chegou a fazer parte do G4 da competição.
Com isso, o Fantasma teve a 4ª melhor campanha na Série B de 2019 enquanto mandante, atrás apenas de Bragantino, Coritiba e Sport. O porém é que teve também a 4ª pior campanha como visitante, à frente apenas de São Bento, Criciúma e Guarani. Assim, o mínimo que a torcida espera para o restante dessa temporada é que o time consiga se impor na maior parte dos seus jogos em casa. Caso contrário, a luta do Operário será provavelmente na parte de baixo da tabela.