O São Paulo deve começar a ter em campo nos próximos jogos uma característica do técnico Juan Carlos Osorio. A tendência é o time ser escalado no esquema tático 3-4-3, como o colombiano tem organizado nos treinamentos para repetir o sistema utilizado nos tempos de Atlético Nacional, de Medellín, seu clube anterior.
"Ele (Osorio) já falou que quer jogar nesse esquema, mas está esperando chegar o Lucão. Com mais treinos, a gente vai conseguir pegar isso", explicou nesta segunda-feira o lateral-esquerdo Carlinhos. O zagueiro Lucão deve retornar nesta semana ao São Paulo depois de ser vice-campeão mundial sub-20 com a seleção brasileira na Nova Zelândia.
Nos trabalhos, o colombiano costuma separar os defensores dos meias e dos atacantes e fazer com que esses grupos sejam supervisionados pelos seus auxiliares. Nas últimas semanas o técnico tem feito mais treinos táticos sem a presença dos jornalistas e durante essas atividades tem organizado o sistema com três zagueiros.
Leia mais:
Quem está na comissão que complementa Filipe Luís e que pode dirigir o Flamengo
São Paulo cria guia turístico do futebol paulista
Yuri Alberto tenta ser recordista no Corinthians e no Brasileiro
Busca do São Paulo por um camisa 10 está no início
Com Osorio, os defensores têm a responsabilidade de sair para o jogo e devem evitar os lançamentos longos. No 3-4-3 o técnico deve organizar o meio-campo com os quatro jogadores posicionados em formato de losango e no ataque, quer um centroavante fixo, acompanhado por dois pontas velozes. "Ele é um cara que vê opções também e hoje em dia ter jogadores versáteis podendo jogar em várias funções ajuda bastante", comentou Carlinhos.