Após mais uma semana turbulenta, em que o técnico Luiz Felipe Scolari instalou a "lei do silêncio" e ninguém deu entrevistas, o Palmeiras vai a campo neste sábado (1) para enfrentar o América-MG, às 18h, no Canindé, com o objetivo de resgatar a confiança. E motivos para acreditar na volta por cima não faltam. Além de jogar com o lanterna do campeonato, a equipe ainda terá o retorno do meia chileno Valdivia.
Depois de sete jogos de ausência, Valdivia está recuperado de uma lesão muscular na coxa direita e vai jogar neste sábado. A dúvida é se ele começa como titular ou não. Pelo histórico, deve iniciar a partida no banco, já que, em todas as vezes em que voltou de contusão, foi colocado aos poucos por Felipão na equipe. Mas o simples fato de saber que poderá contar com o chileno já é um alívio para o treinador e a torcida.
Durante os sete jogos em que Valdivia ficou ausente, várias foram as vezes em que ele foi lembrado pelos companheiros e por Felipão, diante da falta de criatividade da equipe. O meia ainda não está 100%, mas, mesmo assim, vai para a batalha. O curioso é que o chileno, que tantas vezes criou polêmica, hoje age como bombeiro, já que seu retorno serve para acalmar os ânimos da torcida, revoltada com os últimos resultados e com a má fase.
Leia mais:
Atlético-MG e Botafogo jogam pela Glória Eterna da Copa Libertadores
Argentina pede ordem e mobiliza 1.500 policiais para final da Libertadores
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
Com 39 pontos, o Palmeiras ocupa o oitavo lugar no Brasileirão, mas não está tão distante da briga por uma vaga na Libertadores de 2012. O Fluminense, pior dos que estão na zona de classificação, soma 41. Por causa disso, Felipão decidiu reunir o elenco palmeirense e cobrar maior dedicação para tentar salvar o ano com pelo menos uma vaga à competição continental.
Outro que tem boa chance de aparecer como titular pela primeira vez é o meia Pedro Carmona. Antes do treinamento realizado nesta sexta-feira, na Academia de Futebol, Felipão conversou bastante com o jogador, que, ao lado do volante Marcos Assunção, ficou por cerca de 15 minutos treinando faltas e cobranças de pênaltis.
Como Felipão não deu entrevista nesta semana e o único treino coletivo realizado foi fechado para a imprensa, existe um mistério sobre a escalação palmeirense. Mas a tendência é que ele opte por um time mais ofensivo com a entrada de Pedro Carmona no lugar de Tinga no meio de campo. Enquanto isso, o atacante Maikon Leite deve ocupar a vaga de Kléber, que se recupera de uma tendinite no joelho esquerdo e nem foi relacionado para o jogo.