Foi mais difícil do que o torcedor esperava, mas o Palmeiras venceu o Fluminense na noite desta quarta-feira por 1 a 0, no Palestra Itália, em jogo que marcou a estreia do técnico Muricy Ramalho. O destaque da partida, no entanto, foi o meia Diego Souza, que novamente se mostrou decisivo ao marcar o gol da vitória.
O Palmeiras chegou aos 31 pontos após 15 jogos e assumiu a liderança do Brasileirão. O clube só não terminará a rodada na ponta se o Atlético Mineiro derrotar o Flamengo no Maracanã, na noite desta quinta-feira - o time mineiro tem 28 pontos, e com a vitória ultrapassaria o alviverde no saldo de gols.
Nesta quarta, Muricy decidiu manter o mesmo time que ganhou do Corinthians no clássico do último domingo por 3 a 0 - Obina jogou sozinho no ataque. Renato Gaúcho, por sua vez, recuou o Fluminense para explorar os contra-ataques. Os times, porém, tiveram de enfrentar o encharcado gramado do Palestra Itália, que sofreu com a chuva que castigou São Paulo.
Leia mais:
'Convivo desde que nasci', diz Vinicius Jr. ao minimizar pressão
Série C de 2025 vai ter quatro paulistas e oito clubes do Nordeste
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Endrick se surpreende ao saber que seu nome está na moda
O Palmeiras começou melhor e apresentou boa troca de passes no meio-campo. Aos 13 minutos, o zagueiro Danilo fez lançamento e encontrou Cleiton Xavier dentro da área. O meia dominou, girou o corpo sobre Edcarlos e bateu para o gol de Fernando Henrique - a bola passou pelo alto, próximo ao ângulo esquerdo do goleiro.
Aos poucos, o Fluminense encaixou a marcação, o que tornou o primeiro tempo sem emoção. O clube carioca ainda quase surpreendeu o Palmeiras no contra-ataque. Aos 31 minutos, Marquinhos arriscou de fora da área, cruzado. Marcos teve dificuldades devido ao campo molhado, mas conseguiu desviar a bola no canto esquerdo.
Diego Souza jogou com uma camisa comemorativa por ter completado 100 jogos pelo Palmeiras no último domingo. O meia poderia ter deixado o time palmeirense em vantagem já no primeiro tempo, quando recebeu próximo à pequena área, aos 32 minutos - o chute, todavia, saiu fraco e Fernando Henrique defendeu.
Muricy teve de mexer no intervalo para abrir mais o Palmeiras. O treinador tirou Souza e colocou Ortigoza, voltando ao 4-4-2. Na prática, o time não rendeu o esperado, mas chegou ao gol da vitória pelo talento de Diego Souza. Aos 13 minutos do segundo tempo, o meia recebeu passe de Cleiton Xavier e tocou na saída de Fernando Henrique.
Apesar da vitória, o Palmeiras não fez uma boa apresentação. O Fluminense só não chegou ao empate devido às boas intervenções do goleiro Marcos - o clube carioca sofreu a oitava derrota no campeonato e segue na vice-lanterna, com 11 pontos.
Entretanto, o resultado foi festejado por Muricy, que passou o jogo sem ser incomodado pela "turma do amendoim" (como são conhecidos os torcedores que sentam nas numeradas, atrás do banco de reservas do Palestra), algo raro para um treinador do Palmeiras.
Ficha Técnica:
Palmeiras 1 x 0 Fluminense
Palmeiras - Marcos; Wendel, Maurício Ramos, Danilo e Pablo Armero; Edmílson, Pierre, Souza (Ortigoza) e Cleiton Xavier; Diego Souza e Obina (Marcão). Técnico: Muricy Ramalho.
Fluminense - Fernando Henrique; Edcarlos, Luiz Alberto e Dalton (Maurício); Mariano, Fabinho (Maicon), Wellington Monteiro, Marquinho, Conca e Dieguinho (João Paulo); Kieza. Técnico: Renato Gaúcho.
Gols - Diego Souza, aos 13 minutos do segundo tempo.
Árbitro - Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG).
Cartões amarelos - Diego Souza, Wendel, Maurício Ramos, Danilo e Ortigoza (Palmeiras); Edcarlos, Marquinho, João Paulo, Dieguinho, Mariano e Luiz Alberto (Fluminense).
Renda - R$ 536.171,24.
Público - 16.301 pagantes.
Local - Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP).