Pesquisar

Canais

Serviços

Saiba mais

Palmeiras e Santos disputam troféu de Libertadores diferente

Bruno Rodrigues - Folhapress
30 jan 2021 às 12:14
- Reprodução/Facebook
Publicidade
Publicidade

Diferente, singular, histórica. São todos adjetivos que cabem como definição para a Copa Libertadores de 2020, que terá o seu encerramento neste sábado (30), às 17h, no Maracanã.


Palmeiras e Santos decidirão o título de campeão da América após terem disputado uma competição em circunstâncias muito particulares. A pandemia de Covid-19, que paralisou momentaneamente o torneio e tirou torcedores dos estádios, será o fio condutor indissociável na hora de contar, para as gerações futuras, a história desta edição do torneio continental.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Não que as últimas finais de Libertadores tenham sido marcadas pela calmaria.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ganhou espaço

André Silva renasce no São Paulo e cria 'dor de cabeça boa' a Zubeldía

Imagem de destaque
Série B

Morelos consegue nova chance e reforça o Santos contra o Avaí

Imagem de destaque
Saiba quem são

Palmeiras quer vender emprestados de luxo, mas nenhum tem situação definida

Imagem de destaque
Aposentadoria

Marta luta por convocação para se despedir da seleção em Paris-2024


Em 2018, a decisão foi transferida para Madri depois que torcedores do River Plate apedrejaram o ônibus com a delegação do rival Boca Juniors. A maior competição sul-americana, pela primeira vez, foi disputada na Europa, e o River Plate celebrou a conquista.

Publicidade


A final prévia ao Maracanã também não passou incólume. Marcada inicialmente para Santiago, foi retirada do Chile em razão da convulsão social e política vivida no país no fim de 2019. Da capital chilena, a partida foi para a capital peruana, Lima, e marcou a primeira Libertadores com final única, consagrando o Flamengo como bicampeão.


Desta vez, porém, praticamente toda a trajetória da Libertadores foi escrita sob condições extraordinárias. Se "raça" é um dos termos frequentemente associados ao campeonato, a partir de março de 2020 a palavra que dominou o protagonismo, e não só no futebol, foi "pandemia".

Publicidade


As restrições sanitárias privaram palmeirenses e santistas de acompanhar de perto duas campanhas memoráveis, e afetadas pelo coronavírus.


Os dois técnicos finalistas, Cuca e Abel Ferreira, foram acometidos pela doença e perderam partidas da competição pela necessidade de cuidados médicos e isolamento. O santista, inclusive, chegou a ficar internado em uma unidade semi-intensiva e teve lesões no pulmão e uma hepatite.

Publicidade


Na semifinal contra o Boca Juniors, o goleiro John, do Santos, terminou o jogo de ida sem ser vazado e ajudou a equipe a levar um bom resultado para o duelo na Vila. Mas antes de voltar ao Brasil, descobriu que estava com Covid-19. Para o segundo confronto, o arqueiro deu lugar a João Paulo, infectado em outro momento da temporada.


Capitão do Santos, Alison também contraiu o vírus há duas semanas e ficou afastado, mas se diz pronto para a decisão contra o Palmeiras.

Publicidade


"A gente cumpriu todo o protocolo corretamente com o apoio do clube. Fiz os exames que tinham que ser feitos e estou me sentindo bem. Venho treinando com o grupo e estou 100%", afirmou o volante nesta sexta (29), em entrevista coletiva no Maracanã.


Com essa confirmação, nenhuma das equipes possui desfalques entre os prováveis titulares. Os técnicos esconderam a escalação para a final.

Publicidade


Com a distância que a pandemia criou entre o que aconteceu no campo e seus torcedores, se colocar na pele de um alviverde permite imaginar como teria sido viajar a Avellaneda e ver o Palmeiras golear o River Plate por 3 a 0. Pensar no drama do jogo da volta, em São Paulo, no qual os argentinos estiveram bem próximos de uma remontada épica, mas pararam em Weverton e nos acertos do VAR.


Para os alvinegros, teria sido especial acompanhar de perto a vitória contundente da equipe sobre o Grêmio, nas quartas de final, quando o Santos abriu o placar com apenas 11 segundos de jogo e encaminhou a classificação.

Publicidade


Uma euforia que precisou ser extravasada de casa, assim como na goleada por 3 a 0 sobre o Boca, algoz da última final do clube, em 2003. Ambos triunfos numa Vila Belmiro com arquibancadas vazias.


Anos de espera para voltar a uma decisão, além da possibilidade de disputar um Mundial, e a enorme maioria desses torcedores não poderá estar no Maracanã para ver o tetracampeonato santista (após 1962, 1963 e 2011) ou o bic palmeirense (após 1999).


"É uma oportunidade única, um prazer, uma emoção estar aqui e disputar um título. O Maracanã significa isso, o templo do futebol. Mas o templo não estará cheio", disse um orgulhoso Abel Ferreira, em entrevista coletiva nesta sexta, no próprio estádio.


Para minimizar a frieza do espetáculo sem torcida, a Conmebol autorizou que, além de convidados da entidade, os clubes presenteassem alguns de seus sócios e funcionários com credenciais para acompanhar o jogo no estádio.


Por isso a emoção dos 11 sócios-torcedores do Palmeiras quando o técnico Abel Ferreira ligou para avisá-los de que eles estariam no Rio este sábado, pertinho da equipe.


A mesma emoção –e também incredulidade– de alguns dos 25 sócios-torcedores do Santos que receberam a chamada do zagueiro Luan Peres, convidando-os para estarem presentes no Maracanã.


"Nossas famílias estarão aí, liberaram alguns ingressos, mas quase nada. Vai ser uma final diferente, e estamos mentalizados e focados porque nosso sonho está logo aí, a 90 minutos", disse o capitão palmeirense Gustavo Gómez.


Nos dias que antecederam a final, torcedores dos dois times travaram no Twitter uma batalha de hashtags que ajudaria a definir a cor da iluminação da cobertura do Maracanã. Verde, conforme os palmeirenses se engajassem, e azul, de acordo com a participação santista.


O engajamento virtual não diminui a distância enfrentada pelos milhões de outros torcedores que não puderam ver seus times em campo, mas de alguma forma dá a eles a sensação de estar contribuindo, ainda que de uma forma pequena, com a arrancada de seus times rumo ao título.


Em algumas décadas, quando a memória começar a trair as lembranças dos grandes times e craques, a Libertadores de 2020 será uma recordação ímpar e que certamente irá se destacar perante as outras.


Talvez não com os detalhes de quem fez os gols, ou de quais foram os adversários derrubados na caminhada até a conquista, mas por essa condição particular que permeou toda a disputa e pela privação de não poder estar junto do seu time, torcendo.


O título será eterno, porque mesmo que ambos já tenham conquistado a taça antes, a da edição de 2020 será única.


PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez, Matías Viña; Danilo, Zé Rafael, Gabriel Menino, Raphael Veiga; Rony, Luiz Adriano. T.: Abel Ferreira


SANTOS
John (João Paulo); Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres, Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca, Soteldo (Sandry); Marinho, Kaio Jorge, Lucas Braga (Sandry). T.: Cuca

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro
Horário: 17h deste sábado
Juiz: Patricio Loustau (ARG)


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade