Pesquisar

Canais

Serviços

Veja o gol!

Palmeiras sai na frente do Grêmio na final da Copa do Brasil

Folhapress
01 mar 2021 às 11:22
- Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Publicidade
Publicidade

O Palmeiras saiu na frente do Grêmio na decisão da Copa do Brasil. Neste domingo (28), em Porto Alegre, o time alviverde ganhou por 1 a 0, gol de Gustavo Gómez. Agora, terá a vantagem de segurar um empate no jogo de volta, em São Paulo, para conquistar o torneio pela quarta vez em sua história.


Envolvido em uma série de jogos decisivos desde o fim de janeiro, quando disputou a final da Libertadores com o Santos, a equipe alviverde mostrou evolução técnica em relação aos seus últimos confrontos, sobretudo em comparação com as atuações diante do Tigres (MEX) e do Al-Alhy (EGI), no Mundial, quando acabou com o quarto lugar do torneio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Consistente na defesa e com velocidade e boa troca de passes nos contra-ataques, a equipe alviverde teve chance de construir vantagem ainda maior diante dos gremistas, mas Luiz Adriano e Rony desperdiçaram duas chances claras.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em Atlanta

Seleção feminina estreia contra Canadá no Torneio SheBelieves neste sábado

Imagem de destaque
Preparação

Teste na Libertadores dá opções para Abel mexer no Palmeiras para final

Imagem de destaque
"A partida quer tenho que jogar está nos tribunais"

Daniel Alves fala pela 1ª vez após deixar a prisão

Imagem de destaque
Nesta sexta

Prefeitura prorroga uso do VGD pelo Londrina Esporte Clube por mais 10 anos


O duelo de volta será no dia 7, no Allianz Parque, às 18h --entre as finais do mata-mata, a equipe alviverde terá o clássico contra o Corinthians, na quarta-feira (3), na Neo Química Arena, partida válida pela segunda rodada do Campeonato Paulista e que marcará a sua estreia no torneio.

Publicidade


No 13º encontro entre as equipes em competições de mata-mata, os paulistas têm a chance de diminuir a vantagem dos gaúchos, vencedores de sete disputas contra cinco dos palmeirenses.


Parte dessa vantagem gaúcha foi construída no confronto pelas quartas de final da Libertadores de 2019, o último encontro em mata-matas entre as duas equipes, que serve de alerta para os palmeirenses.

Publicidade


Naquela ocasião, o time alviverde também venceu o jogo de ida, fora de casa, por 1 a 0, mas acabou sendo eliminado ao perder na volta por 2 a 1, no Pacaembu. Na competição continental, porém, ainda há como critério de desempate o gol como visitante, regra que não existe mais na Copa do Brasil.


Para ficar com a vaga, o Grêmio terá que fazer o que teve muita dificuldade para conseguir em casa: furar o sistema defensivo alviverde. Embora tenha iniciado o duelo com mais ímpeto, não criou muitas chances claras de abrir o marcador.

Publicidade


A forma mais efetiva de fazer o goleiro Weverton trabalhar era com chutes de longa distância, fundamento em que Alisson se destacou, com dois bons arremates que passaram próximos à meta palmeirense.


Bem fechado atrás, o time de Abel Ferreira também era organizado nos contra-ataques, puxados por Rony e Wesley, principalmente.

Publicidade


Mas foi numa bola parada que os paulistas encontraram o primeiro gol, aos 31 minutos. Após cobrança de escanteio da direita, Gustavo Gómez subiu sozinho na pequena área para testar a bola. Paulo Victor ainda tocou na bola, mas não evitou que ele moresse no fundo da rede.


Faltou pouco para o Palmeiras virar a primeira etapa com uma vantagem maior, mas Luiz Adriano perdeu uma chance incrível, aos 45, sozinho de frente para o gol.

Publicidade


Depois do intervalo, os visitantes voltaram a desperdiçar duas boas chances de ampliar o placar, a melhor delas com Rony, aos 10, após Raphael Veiga colocar a bola entre as pernas do zagueiro antes de servir o camisa 11, livre na pequena área.


O volume ofensivo, porém, caiu sensivelmente aos 19 minutos, quando o time de Abel passou a jogar com um a menos. Num lance que não levaria perigo à meta alviverde, já na linha de fundo, próximo à bandeira de escanteio, Luan disputou a bola com Diego Souza e acertou uma cotovelada no atacante.

Publicidade


Inicialmente, o árbitro Marcelo de Lima Henrique deu cartão amarelo para o defensor, mas logo mudou a marcação ao ser alertado pelo auxiliar. Diego Souza ficou com o rosto sangrando após o choque, mas voltou à partida.


Mesmo com a superioridade numérica e passando mais tempo com a bola no campo de ataque, o Grêmio seguiu com dificuldade para furar a defesa alviverde e não conseguiu chegar ao empate.


Enquanto se segurava atrás, o Palmeiras ainda tentava explorar os contra-ataques, porém de forma mais comedida para não se expor. Assim, segurou a vitória.


Veja o gol!



GRÊMIO


Paulo Victor; Victor Ferraz (Churín), Paulo Miranda (Isaque), Kannemann e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Maicon (Ferreira), Alisson (Vanderson), Jean Pyerre (Thaciano) e Pepê; Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho.


PALMEIRAS


Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Viña; Felipe Melo, Zé Rafael (Danilo) e Raphael Veiga (Gabriel Menino); Wesley (Alan Empereur), Rony (Mayke) e Luiz Adriano (Gabriel Veron). Técnico: Abel Ferreira.


FICHA TÉCNICA


GRÊMIO 0 x 1 PALMEIRAS


Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)


Data: 28 de fevereiro de 2021, domingo


Horário: 21h (de Brasília)


Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)


Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA)


VAR: Savio Pereira Sampaio (DF)


Cartões amarelos: Diogo Barbosa, Kannemann, Vanderson (GRE); Zé Rafael, Willian (PAL)


Cartão vermelho: Luan (PAL)

GOL: Gustavo Gómez, do Palmeiras, aos 31 minutos do primeiro tempo (0-1)


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade