Um gol de Marcão, aos 47 minutos do segundo tempo, definiu a vitória do Ituano sobre o Palmeiras, por 2 a 1, neste domingo, e salvou o Galo do rebaixamento à Série A2. Já o Verdão termina a primeira fase do Paulistão na sexta colocação e agora vai enfrentar o Santos, fora de casa, nas quartas de final.
O goleiro Fernando Prass é dúvida para este duelo, que deve ser marcado para o próximo sábado. Ele deixou o gramado ainda no primeiro tempo com suspeita de luxação na clavícula e deu lugar a Bruno, que falhou nos dois gols dos mandantes.
O JOGO
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Além de não poder contar com Valdivia, Kleber, Patrick Vieira, Edilson e Leandro Amaro, todos lesionados, o Palmeiras ainda teve de superar as suspensões de Ayrton, André Luiz e Charles e preservou cinco jogadores por desgaste físico: Marcelo Oliveira, Márcio Araújo e Ronny nem foram relacionados, enquanto Vilson e Souza, habituais titulares, ficaram no banco de reservas. Mais de um time fora de combate. Como se não bastasse, Fernando Prass levou pancada no ombro esquerdo e saiu chorando aos 15 minutos para a entrada de Bruno.
O goleiro reserva não teve trabalho no primeiro tempo. No lance em que a bola mais se aproximou, o travessão evitou o que seria um golaço do meia Fernando Gabriel, em um tiro potente de fora da área. Antes, Wesley já havia perdido duas ótimas chances criadas pelo Verdão em boas triangulações. Na primeira, Vinícius deixou o passe de Leandro passar e Tiago Real ajeitou para o camisa 11 isolar, de frente para o gol. Depois, Vinícius recebeu lançamento de Juninho, ficou cara a cara com Anderson e rolou para Wesley, com a meta escancarada, chutar fraco e sem direção.
João Denoni, já com cartão amarelo, saiu no intervalo para a entrada de Vilson. Embora não tenha mudado o esquema tático, o Palmeiras voltou mais ofensivo. Antes dos dez minutos, Vinícius e Leandro já haviam levado perigo em chutes cruzados, Léo Gago já havia acertado o travessão em cobrança de falta e o árbitro já havia ignorado um pênalti de Marcinho Guerreiro, que interceptou chute de Weldinho com a mão.
Aos 20, Kleina trocou Wesley por Maikon Leite e lançou o time à frente de uma vez, mas faltou capricho nas conclusões. O castigo veio aos 23 minutos, quando Fernando Gabriel bateu falta cruzada e Bruno, muito adiantado, não achou nada. Sorte do goleiro que Tiago Real acertou chute forte da entrada da área logo no minuto seguinte e empatou.
Os gols deixaram o jogo aberto. Em desespero depois que o Mirassol abriu o placar contra o Linense - resultado que confirmava o rebaixamento do Galo de Itu - os donos da casa apostavam na velocidade pelos lados, mas chegaram perto do segundo gol nas bolas paradas de Fernando Gabriel. Foram dois chutes venenosos: um em lance quase idêntico ao do primeiro tento, com novo vacilo de Bruno, e outro frontal, no travessão. No Palmeiras, destaque para os bons passes de Leandro e as chegadas esporádicas de Léo Gago, embora o pé do volante não estivesse calibrado.
No fim, a pressão do Ituano foi enorme. Marcão, que havia entrado aos 43 minutos no lugar de Kleyton Domingues, aproveitou rebote de Bruno e garantiu a vitória, dando início a uma grande festa no Novelli Júnior.
FICHA TÉCNICA
ITUANO 2 x 1 PALMEIRAS
Local: Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP)
Data/Horário: 21/4/2013, às 16h
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Mauro André de Freitas e Alexandre Basílio Vasconcellos
Público e renda:
Cartões Amarelos: Leandro Silva (ITU); João Denoni, Juninho, Henrique, Léo Gago (PAL)
Cartões Vermelhos: -
Gols: Fernando Gabriel, aos 231/2ºT (1-0); Tiago Real, aos 24'/2ºT (1-1); Marcão, aos 46'/2ºT (2-1)
ITUANO: Anderson; Leandro Silva, Cleber, Vitor Hugo e Patrick; Cambará, Marcinho Guerreiro, Paulinho (Marinho - 21'/2ºT) e Fernando Gabriel; Kleyton Domingues (Marcão - 43'/2ºT) e Thiago Bezerra. Técnico: Doriva.
PALMEIRAS: Fernando Prass (Bruno - 15'/1ºT); Weldinho, Henrique, Mauricio Ramos e Juninho; João Denoni (Vilson - Intervalo), Léo Gago, Wesley (Maikon Leite - 20'/2ºT) e Tiago Real; Vinícius e Leandro. Técnico: Gilson Kleina.