Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Vitória após dez jogos

Palmeiras vence o Bahia e afasta risco de rebaixamento

Agência Estado
20 nov 2011 às 21:38

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

O Palmeiras derrotou neste domingo o Bahia por 2 a 0, no estádio de Pituaçu, em Salvador, pela 36.ª antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari interrompeu um jejum de dez jogos sem vitória e afastou definitivamente qualquer chance de rebaixamento para a Série B. Mais do que isso, voltou a disputar, com chances reais, uma vaga na Copa Sul-Americana de 2012.

Com gols do atacante Ricardo Bueno e do volante Marcos Assunção, os paulistas subiram para a 12.ª posição da competição e chegaram aos 46 pontos. O Bahia, por sua vez, com 42, permaneceu em situação ainda perigosa, na 15.ª colocação, e a quatro pontos da zona do rebaixamento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A equipe alviverde chegou a Salvador tendo à disposição a maioria dos jogadores que vêm atuando nas rodadas recentes. Para reforçar o time de Felipão, o meia Valdívia voltou a jogar, depois de três rodadas de ausência em virtude de compromissos com a seleção chilena e de suspensões. Pelo lado do Bahia, o técnico Joel Santana contou com três desfalques: o lateral-esquerdo Dodô, que teve rompimento do ligamento cruzado do joelho direito na partida anterior contra o Internacional, além do lateral-direito Marcos e o volante Fabinho, que não jogaram neste domingo por conta de suspensão. Em contrapartida, contou com três retornos importantes: o atacante Souza e a dupla de zaga titular, Paulo Miranda e Titi.

Leia mais:

Imagem de destaque
Torneio Paraná de Verão

Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Em janeiro

São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral

Imagem de destaque
Série no YT

'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo

Imagem de destaque
Disputa com Montevidéu

Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol


O jogo começou disputado, com a equipe da casa tomando a maior iniciativa, enquanto que o Palmeiras iniciou com marcação e contra-ataque. Aos poucos, o time alviverde ganhou terreno e também começou a pressionar os comandados de Joel Santana. A primeira jogada de maior perigo foi construída pela equipe paulista, aos 10 minutos. Após cruzamento na área, Ricardo Bueno cabeceou a bola, que foi defendida pelo goleiro Marcelo Lomba.

Publicidade


A equipe do Palmeiras começou dominar o meio de campo, com Valdívia acionando o atacante Luan e o lateral-esquerdo Gerley pela esquerda em jogadas que, se não levavam grande perigo ao gol da equipe adversária, pelo menos evitava que os baianos chegassem à meta alviverde.


Aos 20 minutos, em uma cobrança de escanteio de Marcos Assunção, os paulistas abriram o marcador. Luan cabeceou a bola na trave e ela sobrou na linha do gol para o zagueiro Leandro Amaro e para o centroavante Ricardo Bueno. Ambos entraram juntos na bola, mas o último toque, de cabeça, foi do atacante: 1 a 0.

Publicidade


Após o gol, o Bahia passou a pressionar mais o Palmeiras, mas sem lances agudos de ataque. O time alviverde, por sua vez, armava contra-ataques comandados por Valdívia, que, claramente, dava um toque mais de qualidade à equipe e foi um dos nomes mais importantes do jogo.


Aos 29 minutos, a equipe da casa levou grande perigo, depois de uma bonita jogada do atacante Lulinha. Ele driblou a defesa palmeirense na entrada da grande área e chutou forte, para importante defesa do goleiro Deola. Aos 38, uma cobrança de falta do zagueiro Thiago Heleno assustou a torcida baiana. Ele mandou um forte chute rasteiro para o gol de Marcelo Lomba, que rebateu a bola e aliviou o perigo.

Publicidade


O primeiro tempo continuou com o Palmeiras marcando forte o Bahia, que não conseguia chegar com intensidade ao gol do adversário. No final da etapa, a torcida local, que lotou o estádio, esboçou algumas vaias ao clube tricolor, enquanto a torcida alviverde, também em grande número, fez festa para seus jogadores.


Na volta para o segundo tempo, o técnico Joel Santana promoveu a primeira alteração da partida. Ele tirou o volante Camacho para a entrada do atacante Júnior. O Palmeiras continuou com a mesma formação.

Publicidade


A primeira oportunidade da etapa final foi do Palmeiras. Aos 2 minutos, o atacante Luan entrou pelo lado esquerdo da grande área, livrou-se dos oponentes e chutou forte. O goleiro Marcelo Lomba rebateu a bola, que sobrou para Patrik. O meia alviverde, com o gol aberto, chutou por cima do travessão.


Aos 5 minutos, o foi a vez do Bahia deixar a torcida palmeirense angustiada. Depois de um bate-rebate na área, a defesa alviverde tirou a bola perto da linha do gol, depois de um chute seco do atacante Júnior. Aos 7, os paulistas deram o troco, com Valdívia chutando forte de fora da área para difícil defesa de Marcelo Lomba, que rebateu pela linha de fundo.

Publicidade


Aos 13 e aos 14 minutos, Luiz Felipe Scolari e Joel Santana fizeram substituições em suas equipes. Primeiro, o técnico do Palmeiras tirou o meia Patrik para a entrada do volante João Vitor. Na sequência, o treinador do time baiano tirou o meia Carlos Alberto, vaiado, para a entrada de Nikão.


O Palmeiras dominava a partida e, aos 15 minutos, depois de um lindo passe de Valdívia, o lateral-esquerdo Gerley perdeu um gol cara a cara com o Marcelo Lomba. A bola quase sobrou também para o centroavante Ricardo Bueno, mas a defesa afastou em tempo.

Publicidade


Aos 27 e aos 28 minutos, ambas as equipes tiveram gols anulados pela arbitragem, que marcou impedimento nos lances. O primeiro foi do Palmeiras, em um lance em que Valdívia mandou a bola para o fundo das redes na pequena área adversária. No minuto seguinte, depois de cobrança de falta, o zagueiro Titi cabeceou e a bola sobrou para Júnior, também na pequena área fuzilar para o gol, não validado pelo juiz.


O Palmeiras continuava criando as melhores oportunidades e, aos 37 minutos, Luan foi protagonista de um mais um lance perigoso. Ele recebeu a bola livre, depois de troca de passes de Valdívia e Dinei, e chutou forte para o gol, para mais uma rebatida de Marcelo Lomba.


Aos 45 minutos, a confirmação do resultado alviverde veio dos pés de Marcos Assunção. Em cobrança de falta, ele bateu com categoria para o fundo das redes de Marcelo Lomba, que sequer pulou na bola, para a festa da torcida alviverde em Pituaçu.


Após o final do jogo, mostrando união, os jogadores do Palmeiras fizeram uma imensa roda e se abraçaram para comemorar a importante vitória. A torcida baiana, em contrapartida, não poupou os atletas tricolores, que não escaparam de uma imensa vaia.

O próximo compromisso do clube alviverde no campeonato será no próximo domingo contra o São Paulo, no estádio do Pacaembu. O Bahia, por sua vez, jogará na Vila Belmiro, também no domingo, contra o Santos.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade