O Palmeiras venceu o paraguaio Tacuary por 2 x 0 na noite desta quarta-feira e confirmou a quinta vaga brasileira na Copa Libertadores 2005. Ricardinho, aos três minutos do primeiro tempo e aos 45 do segunda etapa, marcou os dois gols do alviverde paulista.
Com a confirmação da vaga, o time de Parque Antarctica fica no grupo 4 do torneio sul-americano ao lado de Cerro Porteño (PAR), Deportivo Táchira (CHI) e Santo André. O grupo do Palmeiras é o único da Libertadores que conta com dois brasileiros.
Após o empate por 2 a 2 jogando em Assunção, na primeira partida da primeira fase da Copa Libertadores, o Palmeiras se classificaria com um empate sem gols ou por 1 a 1. A vitória por um gol de diferença do time paraguaio tiraria o Palmeiras do torneio sul-americano e por isso, o time alviverde não perdeu tempo e pressionou o Tacuary logo no início da partida, sem dar tempo para o time paraguaio respirar.
Leia mais:
Mancha se pronuncia sobre renúncia de presidente e diz como será dirigida
Flamengo elege novo presidente com estádio e finanças no centro do debate
Decisivo por Libertadores, Memphis assume papel de 'amuleto' no Corinthians
O que deu errado para o Palmeiras viver pior ano da Era Abel Ferreira
Aos três minutos, Cristian bateu falta da direita no segundo pau, Ricardinho, que nem precisou pular, cabeceou firme no canto direito de Aurrecochea para abrir o placar no Parque Antarctica.
Três minutos depois, o zagueiro Daniel cobrou falta com força da direita e Aurrecochea fez boa defesa, evitando o segundo gol do Palmeiras. A pressão palmeirense durou menos de dez minutos. Antes da metade do primeiro tempo, o Tacuary já havia eqüilibrado as ações da partida. E o time paraguaio estava tão à vontade no Parque Antarctica que desperdiçou duas ótimas oportunidades.
Aos 28 minutos, Román fez boa jogada pelo meio e tocou para Silva. O lateral dominou e chutou forte. Sérgio fez boa defesa no canto esquerdo do gol. Quatro minutos depois, Román fez mais uma bela jogada pela esquerda e tocou para Ortellado. O atacante, de frente para o gol e sozinho, chutou fraco e no meio do gol para a defesa de Sérgio.
O Palmeiras assimilou os sustos e voltou a partir para o ataque. Aos 41, Cristian bateu falta da direita, Aurrecochea deu um leve toque e a bola explodiu no travessão antes de sair em escanteio. Minutos depois, Ricardinho fez lindo lançamento para Warley. O atacante nem dominou a bola e tentou encobrir Aurrecochea. A bola saiu por cima do gol.
Na volta para o segundo tempo, o Tacuary partiu para cima do Palmeiras e pressionou a equipe alviverde nos primeiros dez minutos, mas sem assustar o goleiro Sérgio. Com o jogo nervoso e o time paraguaio pressionando, o volante Claudecir fez falta dura e foi expulso com 14 minutos.
Dois minutos depois, um lance insólito na partida. Francisco Ocampo, presidente do Tacuary, foi expulso do banco de reservas e tentou agredir o árbitro Rúbem Selman. O quarto árbitro arbitro brasileiro Walter José dos Reis conseguiu impedir a agressão a tempo e o dirigente foi levado para o vestiário.
Com o Palmeiras acomodado com a vantagem e o Tacuary mostrando um baixo nível técnico, a partida percorreu todo o segundo tempo sem grande lances. O momento em que a torcida mais vibrou foi quando o presidente do time paraguaio invadiu o campo. Aos 34 minutos, Magrão fez boa jogada pela esquerda e chutou firme de esquerda. Aurrecochea fez boa defesa e mandou a bola para escanteio.
Aos 45, Ricardinho fechou o placar para o time de Parque Antarctica. O atacante fez boa jogada pelo meio, tirou dois zagueiros e bateu firme de perna canhota. Aurrecochea falhou e o Palmeiras garantiu a classificação.
Ficha Técnica - PALMEIRAS (BRA) 2 x 0 TACUARY (PAR)
Data-Hora: 9/2/2005, às 21h45min.
Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP).
Árbitro: Rubén Selman (CHI)
Auxiliares: Eduardo Ponce (CHI) e Rodrigo González (CHI).
Público: 24.212 pagantes
Renda: R$ 314.578,00
Gols: Ricardinho - 3'/1ºT (PAL - 1 x 0) e 45'/2ºT (PAL - 1 x 0)
Cartões amarelos: Burgos, Silva (TAC) e Claudecir, Lúcio, Ricardinho (PAL)
Cartões vermelhos: Claudecir - 14'/2ºT (PAL)
PALMEIRAS: Sérgio; Nen (Gabriel - 12'/2ºT), Marcinho e Daniel; Bruno, Magrão, Claudecir, Cristian (Marcel - 41'/2ºT) e Lúcio; Ricardinho e Warley (Correa - 18'/2ºT). Técnico: Estevam Soares
TACUARY: Aurrecochea; Armoa, Samudi, Russi (Peralta - 38'/2ºT) e Paniagua; Silva, Riveros, Burgos (Ibarra - Intervalo) e Leite (Torres - 29'/2ºT); Román e Ortellado. Técnico: Oscar Paulin