O ano de 2013 do Atlético-MG tem sido só de alegrias para a Massa atleticana. Com exceção do primeiro jogo do ano, a derrota para o rival Cruzeiro, o Galo venceu em todos os outros jogos que realizou. De lá pra cá, foram 13 partidas e 13 triunfos, somando 43 gols marcados e apenas 15 sofridos.
Parte desse alto nível apresentado dentro de campo está fortemente ligado à Ronaldinho Gaúcho, cérebro e principal jogador da equipe alvinegra. Apesar de ser a principal peça dentro das quatro linhas, o camisa 10 do Galo falou sobre o esquema tático montado por Cuca, que facilita e permite com que todos os jogadores sintam-se confortáveis dentro de campo.
- Acho que do jeito que a gente joga aqui fica fácil para todos os atacantes, todos tem essa facilidade de se movimentar por qualquer parte do campo. Nosso compromisso de ajudar na marcação é cada um voltar um na posição do outro - disse Ronaldinho, em entrevista no canal Sportv. Ronaldo ainda completou dizendo que o Galo é uma 'bagunça organizada', referindo-se às constantes mudanças no posicionamento dos jogadores dentro de campo.
Leia mais:
Atuesta volta ao Palmeiras após empréstimo ao LAFC, mas não deve ficar
Londrina EC se apresenta com 13 jogadores e aguarda reforços
Torcida do Corinthians lança campanha de arrecadação para pagar estádio
Votação sobre impeachment de Augusto Melo no Corinthians é adiada
- Nosso time é uma bagunça organizada. A gente tem liberdade para bagunçar quando tiver com a bola e quando não tiver a bola, a gente tem que, cada um, cumprir uma função. Então, às vezes somos bem ofensivos, e sem a bola temos um poder de marcação forte - contou.
Por falar em jogadas defensivas, R10 também falou sobre o comportamento da equipe exatamento quando não tem a bola nos pés. Apesar das características como um meia clássico, Gaúcho também é um dos jogadores, assim como os companheiros, que auxilia na marcação e jogadas defensivas do alvinegro.
- Não vou marcar como um Pierre, um Donizete. Não tem como, minha característica é outro. Mas os caras fazem um esforço muito grande para me ajudar, e vendo os caras correndo, me motiva muito, e eu vou correndo junto com eles. A gente tenta se completar - brincou o jogador.
Este trabalho em grupo vem rendendo bons frutos para o time mineiro nas duas competições que disputa nestes primeiros meses do ano. Vice-líder do Campeonato Mineiro e líder geral da Copa Libertadores, Ronaldinho contou que o segredo para a boa fase do Atlético é ficar à vontade dentro de campo, cotando sempre com jogadores de qualidade em todas as posições, independente de serem considerados titulares ou reservas.
- Não tem muito segredo, conseguimos formar um grupo de jogadores com muita experiência e muito motivado. Todas as posições têm dois ou três jogadores do mesmo nível. Mesmo trocando joadores, conseguimos manter o ritmo de jogo. O segredo é nos deixar à vontade para fazer o que a gente gosta, e só nos dar uma função sem a bola. É nos deixar à vontade, sem fugir a característica de ninguém - concluiu.
Se continuar com o bom futebol, Ronaldinho aumenta ainda mais suas chances de continuar na lista de Felipão e vestir a amarelinha na Copa das Confederações e Copa do Mundo. A Libertadores pelo Galo e o título mundial com a seleção seria odesfecho ideial para o craque. - Ainda falta a Libertadores, e encerrar a carreira ganhando uma Copa do Mundo com o Brasil - encerrou Ronaldinho.