A cidade de Maripá (84 km ao norte de Cascavel) está construindo o primeiro Tratoródromo do Brasil.
Será a primeira pista oficial do País para competições de arrancada de tratores.
A prova inaugural está marcada para de 14 a 16 de novembro.
Leia mais:
Atlético-MG e Botafogo jogam pela Glória Eterna da Copa Libertadores
Argentina pede ordem e mobiliza 1.500 policiais para final da Libertadores
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
Deverão participar entre 23 e 25 tratores, preparados especialmente para a disputa.
A pista terá 400 metros asfaltados, com área de desaceleração. A largura será de 15 metros, com 13 de pista de rolamento.
O complexo terá toda a infraestrutura para competidores e público, pois estará dotada de boxes para mais de 30 equipes; além de camping, arquibancadas do dois lados ao longo de toda a pista, camarotes e praça de alimentação com 1.800 metros quadrados.
Técnicos da Federação Paranaense de Automobilismo (FPA) realizaram no último final de semana a primeira vistoria técnica.
O presidente Rubens Gatti chefiou pessoalmente a equipe e ficou empolgado com o que viu.
''O pessoal do Automóvel Clube de Maripá está trabalhando intensamente neste projeto e poucas coisas foram solicitadas para que acrescentassem ao projeto. A área é muito boa e poderá ser aproveitada para outras modalidades de esportes a motor ou para outros eventos da cidade. Tudo foi muito bem pensado'', afirma Rubens.
Gatti também argumenta que a Federação está trabalhando para homologar as competições de tratores junto a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).
''O Paraná é pioneiro em muitas competições. Um bom exemplo é a Fórmula Truck, hoje o maior sucesso do automobilismo brasileiro. Acreditamos que com os tratores será a mesma coisa'', explana Rubens Gatti.
Heinz Schreiber Júnior, o Alemão, presidente do Automóvel Clube de Maripá, explica que os arrancadões de tratores teve origem em 1989, com a Fecolma, festa do município, que celebrava a colonização da região com mostra de fotos de famílias colonizadoras e desfile de maquinários e equipamentos utilizados na agricultura.
Em 1990 começaram a ser realizados arrancadões de tratores na avenida principal da cidade, mas envolvendo apenas amigos.
O interesse de participantes e do público foi crescendo até que no ano passado foi fundada a Associação do Arrancadão de Tratores de Maripá, para logo depois nascer o projeto da pista.
Em fevereiro deste ano foi fundado o Automóvel Clube, fazendo com que do o projeto passasse a ter forma oficial.