Os aficionados em esportes radicais praticados junto à natureza terão uma boa oportunidade para mostrar suas aptidões físicas e técnicas no dia cinco de maio, na Região Metropolitana de Curitiba, quando acontece o Raid Extremaventura. O evento terá cinco modalidades esportivas: natação em corredeira, mountain bike, raid"n"run, trekking e técnicas verticais.
A prova terá um percurso de 54 km e será disputada na Fazenda Mata Atlântica Aventura e arredores, situada no município de Campina Grande do Sul. A competição tem capacidade para receber até 45 atletas ou 15 equipes de três integrantes. Cada equipe deverá ter, obrigatoriamente, um membro do sexo oposto - com exceção de equipes formadas somente por atletas do sexo feminino. A limitação de participantes acontece para reduzir o nível de impacto ambiental na região.
Pela primeira vez acontece uma prova dessa modalidade no Paraná. "Como nunca foi realizada uma corrida de aventura no Paraná, o raid tem como objetivo familiarizar os diversos atletas paranaenses com esse tipo de prova. Nós agora queremos colocar o Paraná no calendário brasileiro", explica Júlio Camargo, organizador do evento. As inscrições podem ser feitas através do email [email protected] ou pelo telefone 41 345-0773.
Leia mais:
Esse tipo de competição é bem diferente do triatlon, onde se avalia a explosão do atleta. "As provas são de resistência e de rusticidade e pode ser definida como uma reunião de vários esportes dentro de uma única competição", argumenta Camargo. A duração da corrida dura em torno de 10 a 14 horas, dependendo das condições climáticas da região.