O canoista Fábio Demarchi foi o destaque brasileiro no 9º Campeonato Mundial Júnio de Canoagem Velocidade que foi disputado neste feriado no Parque Iguaçu, em Curitiba. Demarchi conquistou a 5ª posição na final dos 500 metros no Caiaque Individual, alcançando a melhor marca do país na competição. Demarchi atualmente treina no Vasco da Gama, mas começou sua carreira na equipe da cidade de Cascavel.
O Brasil foi representado por 19 atletas entre 15 e 18 anos, e competiu com potências da canoagem mundial como Hungria, Alemanha e Polônia. 370 atletas de 35 países revezaram-se nas raias durante os três dias de competição, nas modalidades de canoa e caiaque. As provas foram disputadas nas categorias Individual, Duplas e Quarteto.
Nas semi-finais dos 1000 metros disputadas no sábado, o destaque foi o baiano Wladimir Moreno, que conseguiu ficar entre os 10 melhores do mundo apesar de não ter conseguido classificar-se para a final. Moreno é natural da pequena cidade de Ubaitaba na Bahia, e disputa as competições pela Associação Cacaueira de Canoagem.
Leia mais:
Conselho investiga acordo com antiga empresa de segurança do Corinthians
Santos tenta, mas não consegue avançar por destaque do Coritiba
Justiça mantém bloqueio de R$ 99 mil nas contas de Ronaldo Fenômeno por dívida em sua ilha no Rio
Quais figuras da política do Flamengo renascem na vitória de Bap
As grandes vencedoras do Mundial foram a Hungria e a Alemanha , que conquistram 4 medalhas de ouro cada no total. A Hungria conquistou todos os seus pódios no Caiaque, enquanto a Alemanha mostrou sua supremacia na Canoa, com 3 medalhas, e ainda abocanhou o primeiro lugar nos mil metros do Caiaque Individual feminino.
Apesar do acidente de terça-feira passada, quando uma estrutura metálica de 50 metros foi lançada à água devido aos fortes ventos, a qualidade das raias do Parque Iguaçu agradou à Federação Internacional de Canoagem, que confirmou a capital paranaense como sede de mais dois eventos internacionais do esporte. No ano que vem, Curitiba sediará o Panamericano Júnior e Sênior, e em 2003 abrigará a Copa do Mundo, o maior evento da modalidade.