Pesquisar

Canais

Serviços

Andreas (direita) está na quarta temporada como jogador do PSV Eindhoven - Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
No PSV

Pé-vermelho segue passos de Romário e Ronaldo

Thiago Mossini - Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

Ele nasceu na Bélgica, mas o coração é brasileiro. Afinal, a família inteira é brasileira, paranaense. Habilidoso, veste a camisa 10 do PSV Eindhoven, time que já abriu as portas da Europa para dois dos maiores atacantes do futebol canarinho e mundial, Romário e Ronaldo.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Andreas Hugo Hoelgebaum Pereira tem dupla nacionalidade pelo fato de ser filho de brasileiros. Por isso, sonha em um dia vestir a camisa amarela, mas na seleção principal. Esse dia, se chegar, ainda deve demorar um pouco. O técnico nem deve ser o sempre questinado Dunga, que, certamente, nem deve saber da existência de Andreas. Afinal, ele tem apenas 13 anos. Isso mesmo.

Continua depois da publicidade


Apesar da pouca idade, o garoto belga de nascimento e londrinense de coração, já conquistou seu espaço em um grande clube europeu. A temporada 2009 já é a quarta em que Andreas é o dono da camisa 10 do PSV. Mas será que ele tem essa dimensão? ''Sempre soube que no Brasil a camisa 10 é pesada, mas aqui eles não dão muita importância. Também nunca joguei no Brasil, por isso, é difícil fazer uma comparação. Mesmo assim a responsabilidade é grande pois sou capitão e, além disso, brasileiro e a cobrança é muito grande'', afirmou o boleirinho.


O talento de Andreas já desperta o interesse de outras equipes do Velho Continente. Eleito melhor jogador de um torneio disputado na Espanha, ele foi sondado pelo Barcelona.


O status, porém, não mexe com o jovem meia, que mantém os pés no chão e fala como um outro garoto qualquer que engatinha no futebol. ''Meu sonho é ser um dia jogador profissional, começando pelo PSV e depois em um grande clube europeu. Não posso esquecer dos meus estudos porque para o PSV é muito importante ter resultandos bons na escola'', contou.

Continua depois da publicidade


Mas será que ele leva uma vida normal como os outros garotos da sua idade? ''Para mim é normal, pois adoro jogar futebol'', disse.


A estrelinha do PSV, porém, leva uma vida um pouco diferenciada, assim como outros jovens esportistas de talento. ''Estudo num colégio em Eindhoven, na Holanda, onde atletas de alto nível têm condições especiais para a prática de seu esporte. Treino cinco vezes por semana mais o jogo no fim da semana e também temos vários torneios durante o ano'', revelou, lembrando que não sofre assédio dos colegas de escola uma vez que a maioria vive situação semelhante. ''Nesta escola tem 250 atletas, sendo 80 jogadores do PSV. Só na minha sala tem seis jogadores do meu time e é bem legal''.


A paixão e o talento do garoto pelo futebol tem uma explicação. Andreas é filho de jogador. O pai, Marcos Pereira, depois de 17 anos no futebol europeu está prestes a pendurar as chuteiras e é seu grande incentivador. ''Sempre estive presente em seus treinos e jogos, e também jogamos muita bola juntos'', disse Andreas.


Marcos, por sua vez, tenta não dar muitos palpites na carreira do filho, até por conhecer os bastidores da bola. ''Tento influenciar o mínimo em sua carreira, pois ainda é uma criança. Nunca fiz pressão para que ele se torne jogador de futebol. Mas é simplismente o sonho dele. Sempre conversamos abertamente quando ele tem perguntas sobre o jogo, se foi bem, onde errou. Tento sempre explicar que futebol é paixão e assim deve ser jogado'', comentou o atacante do KVSK United, da Segunda Divisão da Bélgica.

Mesmo tentando não interferir, Marcos não consegue esconder o orgulho e os temores com relação ao presente e futuro do filho. ''É muito gratificante para nós, pais, e ao mesmo tempo ficamos um pouco preocupados pois são poucos os que se tornam jogadores profissionais. Tentamos explicar sempre o valor dos estudos, pois pode vir a ser muito importante''.


Veja mais vídeos sobre esportes

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade