A CPI do Futebol realizará audiência pública nesta terça-feira (15), às 14h15, para ouvir as opiniões de ex-jogadores sobre a atual situação do futebol brasileiro. A audiência também terá a presença de integrante do Bom Senso Futebol Clube, um movimento independente de atletas que discute o esporte no país.
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, e Arthur Antunes Coimbra, o Zico, estão convidados para o evento. Astros do futebol brasileiro, ambos já ocuparam o posto de autoridade máxima do esporte no país: Zico foi secretário de Desportos da Presidência da República em 1991 e Pelé foi ministro extraordinário do Esporte entre 1995 e 1998.
Além disso, Zico é pré-candidato para a eleição à presidência da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que deve ocorrer no início de 2016. Ele ainda precisa do apoio formal de um país filiado à entidade para confirmar a candidatura. A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) já aprovou uma declaração de apoio ao ex-jogador.
Leia mais:
Pablo Maia, do São Paulo, cancela férias para abrir 2025 recuperado
Qual a nova geografia do Brasileirão, com paulistas em peso, recordes e ausências
Palmeiras tem caminhos definidos por futuro de três atletas
Leila quebra protocolo e 'enquadra' elenco em vestiário do Palmeiras
O Bom Senso será representado pelo jogador Paulo André, zagueiro do Cruzeiro Esporte Clube. Ele é o único atleta ainda em atividade que participará da audiência. A lista de convidados se completa com Carlos Alberto Torres, Cafu (capitães dos títulos mundiais do Brasil em 1970 e 2002), Ricardo Rocha (campeão mundial em 1994), Roque Júnior (campeão mundial em 2002), e Juninho Pernambucano.
A CPI é presidida pelo senador Romário (PSB-RJ) e tem como relator o senador Romero Jucá (PMDB-RR).