Pesquisar

Canais

Serviços

Além da bola

Pelé faz 80 anos: veja 5 curiosidades sobre o Rei do Futebol

Tiago Bueno - estagiário*
23 out 2020 às 09:27
- Reprodução / Instagram
Publicidade
Publicidade

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, chega aos 80 anos como um dos rostos mais conhecidos em todo o planeta. Nascido em Três Corações-MG no dia 23 de outubro de 1940, o garoto que cresceu em Bauru-SP ganhou o mundo com seus inalcançáveis 1281 gols em 1365 partidas. Com a camisa da seleção brasileira, foram 92 partidas e 77 gols, além de três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970).


Celebridade desde cedo, o Rei do Futebol também deixou sua marca fora dos campos. Veja cinco curiosidades sobre o Pelé, ou o Edson, fora das quatro linhas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1. Formado em educação física
Pelé já era o maior jogador do mundo quando entrou na faculdade de educação física, em 1970. Incentivado pela mãe, dona Celeste, ele se formou pela Unimes (Universidade Metropolitana de Santos). Em 2018, Pelé recebeu da instituição o título de Doutor Honoris Causa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Caiu

Carpini não resiste à pressão e é demitido do São Paulo após quatro meses

Imagem de destaque
Via redes sociais

Condenado, Robinho diz que teve direitos constitucionais violados

Imagem de destaque
Bancou

Santos e outros times procuram Gustavo Mosquito, mas Corinthians veta saída

Imagem de destaque
Preocupa?

Corinthians não acha soluções e segue sem vencer times de Série A em 2024


2. Craque na música
Pelé tinha boas relações na música. Em 1969, gravou dois duetos com Elis Regina para o disco "Tabelinha: Pelé x Elis". O Rei ainda foi colega de John Lennon em uma escola de idiomas de Nova Yorque (EUA), em 1975. Pelé estava aprendendo inglês após deixar o Santos para jogar pelo Cosmos, e Lennon estudava japonês.

Publicidade


3. Craque no cinema e na TV
Na telinha, Pelé participa de um episódio clássico do humorístico Família Trapo, ao lado de Ronald Golias e Jô Soares. O programa foi ao ar pela TV Record em 1967.



O craque foi parar nas telonas ao participar do filme "Os Trombadinhas", em 1979. Dois anos depois, contracenou com Sylvester Stallone em "Fuga para a Vitória". Em 1986, fez "Os Trapalhões e o Rei do Futebol" com Didi, Dedé, Mussum e Zacarias.

Publicidade


4. Cavaleiro da rainha
Em 1997, Pelé recebeu da Rainha Elizabeth II o título de Cavaleiro da Coroa Britânica. Na época, o Rei ocupava o cargo de Ministro do Esporte no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.


5. Pelé no exército
O garoto Edson já tinha conquistado sua primeira Copa do Mundo quando completou 18 anos e teve que servir ao Exército, em 1959. O Soldado 202 Nascimento saiu do Santos e ficou seis meses no 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado. Segundo o Centro de Memória do Peixe, Pelé jogou e foi campeão sul-americano pela seleção das Forças Armadas, marcando 14 gols em 10 jogos.


E como não se pode falar de Pelé sem falar de futebol, relembre alguns grandes lances da carreira do Rei:


*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade