O ídolo do futebol mundial, Pelé voltará a pisar no gramado de um estádio para disputar uma partida em homenagem a Nelson Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul, informaram os organizadores.
Ao lado de Pelé, que pendurou as chuteiras há três décadas, nesta partida batizada "90 minutos por Mandela", estarão vários destaques do futebol internacional, como o astro do Barcelona, o camaronês Samuel Eto'o, o ídolo espanhol Emilio Butragueño e o francês Christian Karembeu.
"É um orgulho e um prazer participar desta homenagem a Nelson Mandela, que é um verdadeiro estandarte da luta contra o racismo e contra qualquer tipo de discriminação. Sinto uma grande emoção de poder conhecer Mandela, a quem sempre admirei. Será um momento importante", disse Eto'o.
Leia mais:
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
Vaquinha congestiona site, arrecada quase R$ 8 mi em 24h e anima Corinthians
Marta concorre ao Prêmio Marta de gol mais bonito no feminino
O encontro, que terá de um lado uma equipe africana e de outro o resto do mundo, será realizado na Cidade do Cabo em 18 de julho, dia em que Mandela completará 89 anos de idade.
"Mandela é o único chefe de Estado que entendeu o papel do esporte na transformação de uma sociedade", declarou Danny Jordaan, do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2010, que será na África do Sul.
O herói da luta contra o Apartheid já recebeu homenagem idêntica, quando deixou o poder em 1999.
A renda do jogo será destinada aos projetos de promoção do futebol na África do Sul e à campanha 46664 (número de Mandela na prisão de Robben Island), liderada por Mandela contra a Aids no continente africano.