Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Não deu...

Platini sofre derrota na CAS e continua fora das eleições da Fifa

Agência Estado
11 dez 2015 às 13:20

Compartilhar notícia

- Reprodução
Publicidade
Publicidade

Michel Platini não poderá voltar por enquanto à corrida para a presidência da Fifa. Na manhã desta sexta-feira, a Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) rejeitou seu recurso contra a decisão da Fifa de suspendê-lo temporariamente de todas as atividades do futebol, o que lhe havia afastado da campanha para o comando da entidade. A CAS, porém, alertou a Fifa que ela não poderá ampliar a suspensão temporária, de 90 dias, por um novo período.

Platini é suspeito de ter, ao lado de Joseph Blatter, fraudado as contas da Fifa ao não declarar um pagamento de US$ 2 milhões feito pelo suíço a ele. O Ministério Público da Suíça abriu um inquérito e, na Fifa, ambos foram temporariamente suspensos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O pagamento foi feito a Platini em 2011, sendo apontado como um salário retroativo por ambos, embora não tenha sido formalizado em um contrato. Platini foi um conselheiro presidencial de Blatter entre 1998 e 2002. Porém, o momento do pagamento levantou suspeitas. Platini foi pago somente em fevereiro de 2011, três meses antes de uma eleição presidencial da Fifa, que Blatter ganhou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Adeus ao sonho

Botafogo sucumbe à maratona e amarga queda precoce no Mundial

Imagem de destaque
João Paulo Sampaio

Flamengo quer tirar 'pai de geração do bilhão' do Palmeiras

Imagem de destaque
Atual vice

Como Flamengo planeja transição do futebol a Bap com último ato de Braz

Imagem de destaque
Migos

Ex-rivais, Talles Magno cita amizade com Hugo no Corinthians


Platini, que era o favorito para vencer a eleição presidencial da Fifa, marcada para 26 de fevereiro de 2016, foi obrigado a abandonar sua campanha. Em seu lugar, os europeus indicaram Gianni Infantino, secretário-geral da Uefa.

Publicidade


Agora, porém, o francês esperava poder voltar a ocupar a presidência da Uefa e retomar sua campanha. Em uma audiência preliminar na última terça-feira na CAS, Platini para ser autorizado a trabalhar, mas não teve êxito em seu recurso.


Na semana que vem, a Fifa promete se pronunciar de forma definitiva sobre a pena que aplicará contra Blatter e Platini. Segundo membros do alto escalão da entidade, a suspensão pode ser de seis anos.

Atualmente, estão confirmados como candidatos à presidência da Fifa Ali bin Al Hussein, Salman Bin Ebrahim Al Khalifa, Jérôme Champagne, Tokyo Sexwale e Infantino, que abriria mão de concorrer ao cargo se Platini fosse liberado a participar do pleito.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade