Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade

Polêmica no arbitral da A1

Fernando Tupan - Folha do Paraná
01 nov 2000 às 09:28

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

Descartando o Campo Mourão, que tentou comprar uma vaga na Série A1 com a promessa de um patrocinador, os dez clubes que participam da divisão decidiram começar o Campeonato Paranaense de 2001 no dia 4 de março, divididos em duas chaves regionalizadas em norte e sul. O ponto positivo da competição são os jogos que serão realizados apenas nos domingos, com encerramento previsto para o dia 15 de julho.

Ponta Grossa, Batel, Cascavel, Cataratas e Rondon fazem parte do Grupo A e Grêmio Maringá, Portuguesa Londrinense, Cianorte, Paranavaí e Nacional, do Grupo B. O presidente da Federação Paranaense de Futebol, Onaireves Rolim de Moura, anunciou antes do encerramento da reunião a primeira rodada. Paranavaí x Cianorte, Nacional e Grêmio, Ponta Grossa e Cataratas, Batel x Cascavel. Folgam Portuguesa e Marechal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O arbitral da Série A1 não foi tão tranqüilo como da Série Ouro, na última segunda-feira. As equipes estavam divididas sobre o início do campeonato. Cataratas, Cascavel, Nacional e Grêmio desejavam jogar a partir do dia 11 de fevereiro, enquanto Ponta Grossa, Cianorte, Paranavaí, Batel, Marechal e Portuguesa desejam dia 4.

Leia mais:

Imagem de destaque
Focado

Pablo Maia, do São Paulo, cancela férias para abrir 2025 recuperado

Imagem de destaque
2.025,00

Qual a nova geografia do Brasileirão, com paulistas em peso, recordes e ausências

Imagem de destaque
Mercado da bola

Palmeiras tem caminhos definidos por futuro de três atletas

Imagem de destaque
Cobrança

Leila quebra protocolo e 'enquadra' elenco em vestiário do Palmeiras


A participação do dirigente jurídico da Portuguesa Londrinense, Hélio Camargo, foi fundamental para convencer sobre a melhor data para o início do Campeonato. No dia anterior, os representantes dos clubes estiveram reunidos na FPF para decidirem o andamento do campeonato. Mas essa reunião não foi produtiva. Muitos clubes estavam em dúvida sobre os rumos do campeonato de 2002 na terça-feira.

Publicidade


A reunião tornou-se polêmica quando o presidente Moura leu um ofício do Campo Mourão, equipe que irá participar da Série A2, para incluí-la na Série A1 por um atalho. O dirigente Luiz Alfredo expôs que a cidade precisava de um representante no futebol e que tinha um patrocinador para a competição. Mas o investidor condicionava a participação da equipe nortista para fechar o contrato.


O dirigente Antônio Mikulis, do Ponta Grossa, foi totalmente contra a proposta, não no aspecto moral, mas explicando que seria mais um time para disputar uma vaga para a Série Ouro de 2002. Camargo, da Portuguesa, lembrou do aspecto legal, que isso poderia provocar uma série de liminares na justiça contra o convite ao Campo Mourão.

Publicidade


Moura disse que gostaria de colocar 12 equipes na Série A1 já no próximo ano, para resgatar equipes de cidades tradicionais e sugeriu uma seletiva para evitar os acontecimentos como do Prudentopólis com o Grêmio de Maringá no início do ano. Mikulis novamente se posicionou contra e pediu para manter o Campeonato Paranaense da A1 com dez equipes até 2004, quando se encerra o contrato do patrocinador da Série Ouro, insistindo que a diretoria da federação constasse o pedido em ata e acusou o presidente da FPF de abrir a Federação para clubes que não tem condições financeiras de participar do Paranaense.


Moura chamou um recesso de 15 minutos para que os clubes decidissem a forma da competição. Quando os dez clubes voltaram ao encontro, decidiram fazer a Série A1 em quatro fases. Na primeira, regionalizada, com partidas de ida e volta. Na segunda fase, dois ficam de fora e se formam duas chaves com quatro equipes. Da terceira fase participam os dois melhores de cada chave. Na quarta fase, os vencedores disputam o título, os perdedores disputam a terceira vaga para a Série Ouro.

Os dirigentes do Campo Mourão, que sonhavam dar um pulo, tiveram que se contentar com a Série A2 em 2002 e agora prometem levar o patrocinador para mostrar os jogos da divisão sempre aos domingos pela televisão e com uma verba de R$ 40 mil para cada participante.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade