A polícia da União Europeia (Europol) está investigando a possível manipulação de resultados em 680 partidas de futebol em anos recentes, na que está sendo chamada de "a maior investigação do tipo na Europa".
A suspeita é de que jogos de futebol tenham sido manipulados "nos últimos três ou quatro anos" inclusive em campeonatos importantes, como a Liga dos Campeões e as qualificatórias da Copa do Mundo.
Apesar de a investigação ser centrada na Europa, os investigadores afirmaram nesta segunda-feira que as partidas suspeitas ocorreram em 15 países, inclusive na Ásia, na África e na América Latina. Mas nenhuma partida específica foi mencionada pelos investigadores.
Leia mais:
Depay é pop: Atacante impulsiona marketing, vendas e mídias do Corinthians
Neymar quer disputar quarta Copa do Mundo em 2026
Como Textor se defende no STJD após ataques a Palmeiras, São Paulo e CBF
Flamengo usa férias para recuperar lesionados e projeta voltas para janeiro
De acordo com Rob Wainwright, diretor da Europol, a manipulação de resultados é feita por "uma organização criminosa baseada na Ásia que, segundo suspeitas, opera com redes criminosas pela Europa".
O trabalho dos criminosos é subornar autoridades e jogadores para manipular os resultados das partidas e lucrar com apostas feitas com base nesses resultados.
Até o momento, foram identificados 425 suspeitos (entre jogadores, criminosos e cartolas), e 50 pessoas foram detidas, disse Wainwright, alertando para a descoberta de "um grande problema para a integridade do futebol europeu".