Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade

Portadores de deficiência iniciam jogos

Rodrigo Sais - Folha do Paraná
13 set 2001 às 10:38

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade
Mais de 250 atletas portadores de deficiência mental estarão se revezando hoje nas pistas de atletismo da Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Curitiba. Eles estarão participando dos Jogos Estaduais, competição bienal organizada pela Associação Olímpiadas Especiais. Os Jogos, que englobam dez modalidades, são organizados de maneira voluntária por cerca de 30 associados.
Segundo a diretora geral dos Jogos, Hélia Soares, a maior dificuldade na organização é conseguir locais para realizar as disputas. Por esse motivo, apenas três das dez modalidades serão realizadas nesta semana - bocha e natação, além do atletismo. "Falta apoio. A prefeitura tem colaborado cedendo árbitros e disponibilizando um sistema de transporte. Mas às vezes falta mais ajuda financeira mesmo", comenta a diretora.
Hoje na pista serão disputadas as provas de velocidade de 100, 400, 800 e 1500 metros, além do revezamento 4 x 100 metros e as competições especiais dos 10 e 25 metros adaptados. Paralelamente, também serão disputados o arremesso de peso e pelota, além do salto em distância e em altura.
Como existem vários graus de deficiência mental, cada modalidade terá mais de um vencedor. Ao final das disputas do atletismo, que vão até amanhã, alguns dos primeiros colocados serão sorteados para representar o Paraná nos Jogos Nacionais, que ocorrem em Sorocaba em julho do ano que vem. "Infelizmente, não temos condições de levar todos para os jogos", lamenta Hélia Soares.
Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade