Depois de falhar na missão do acesso à Série B do Brasileiro, a Portuguesa se concentra na busca de um novo acesso já no início da temporada de 2016. Rebaixada para a Série A2 do Campeonato Paulista, a Lusa luta pelo retorno à elite do futebol de São Paulo. O time que vai enfrentar este novo desafio será bem diferente do que entrou em campo na última temporada. Dos 18 jogadores que têm contrato com o clube até o final de 2015, 17 serão dispensados.
O único atleta com o vínculo renovado é o volante Renan, que firmou contrato até o final do Campeonato Paulista de 2017. Além dele, Boquita e Fernando também seguem no clube, já que foram contratados na reta final da Série C, como parte do planejamento para o próximo ano.
A lista de dispensas tem Tom, Jonathan, Osvaldir, Dieyson, Julinho, Anderson Luiz, Gustavo Tabalipa, Guilherme Almeida, Milton Júnior, Victor Bolt, Diego Gonçalves, Guilherme Queiroz, Dieguinho, Hugo, Igor, Paulinho e Willen.
Leia mais:
Pablo Maia, do São Paulo, cancela férias para abrir 2025 recuperado
Qual a nova geografia do Brasileirão, com paulistas em peso, recordes e ausências
Palmeiras tem caminhos definidos por futuro de três atletas
Leila quebra protocolo e 'enquadra' elenco em vestiário do Palmeiras
Para comandar o novo grupo, o técnico Estevam Soares já teve seu contrato renovado. Com apenas duas vagas disponíveis para o acesso, ele vai ter trabalho para montar um novo elenco em um campeonato que promete ser dos mais complicados dos últimos anos, com a presença de Guarani, Bragantino, São Caetano, Santo André e Paulista, todos campeões ou vice de competições nacionais.