A Prefeitura de Londrina vai realizar a descompactação do gramado do Estádio do Café. O serviço visa proporcionar mais qualidade para a grama, garantindo maior absorção dos nutrientes, dos adubos e mais resistência durante o período de inverno. Com a assinatura da ordem de serviço, a empresa vencedora do processo licitatório, Grasstecno, está autorizada a iniciar a execução da obra. A previsão de início é para o dia 5 de agosto.
Ao todo, o serviço vai contemplar 11.000 m², sendo 8.800 m² do campo e 2.200 m² de entorno. A empresa realizará a obra em contrato licitado com valor de R$ 57.400,00. A licitação tinha preço máximo de R$ 66.966,66, com dinheiro oriundo de contrapartida municipal. O serviço será prestado duas vezes, com intervalo de seis meses.
O presidente da FEL (Fundação de Esportes de Londrina), Fernando Madureira, informou que a primeira etapa do serviço é o controle de pragas. "É realizado um tratamento com herbicida, para matar pragas e ervas daninhas que possam prejudicar o gramado. Depois, é feita a perfuração do solo e são colocados adubo, calcário e areia, para melhorar a qualidade do gramado e aguentar o grande volume de jogos marcados para este ano", elencou,
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
Segundo Madureira, a última etapa é a descompactação e aeração do gramado. "O processo faz com que a grama se mantenha viva. A parte mais dura da terra feita de argila, chamada de laje, é retirada e preenchida. Com o tempo, essa parte do solo fica dura e não permite que a grama absorva nutrientes, o que ocasiona a morte do gramado. A descompactação mantém a qualidade da grama. Depois, o próximo passo é compactar novamente o gramado com rolo, deixando-o reto. Vamos aproveitar o período de duas semanas que o LEC (Londrina Esporte Clube) vai ficar sem jogar em casa para realizar o serviço", esclareceu.
Além da descompactação do gramado, a Prefeitura de Londrina realizou outras melhorias no Estádio do Café. Os serviços abrangem reforma nos vestiários e banheiros, pavimentação asfáltica das entradas do estádio e pintura. Os trabalhos são fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, com o Londrina Esporte Clube (LEC).
O presidente da FEL informou que outros serviços de manutenção serão realizados no Estádio do Café durante o ano. "Todos os banheiros de uso do público foram reformados, além da área de uso dos jogadores. Vamos realizar uma pintura em todo o estádio. Além da descompactação agora em agosto, será realizada outra em fevereiro de 2020", detalhou.