Com gol aos 40 minutos do segundo tempo, o Prudente arrancou o empate, por 1 a 1, com o Avaí, na noite desta quinta-feira, no Estádio Prudentão, pela 20.ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O resultado, porém, não tirou o Prudente da vice-lanterna, agora com 17 pontos, apenas um a mais que o Goiás. O Avaí, com 24 pontos, segue em queda na tabela. Ocupa agora a 13.ª posição. No primeiro turno, em Florianópolis, o Avaí havia goleado o Prudente, por 6 a 1.
Os dois times iniciaram o jogo pressionados pelos maus resultados. O Prudente não vencia em casa há cinco jogos - um empate e quatro derrotas consecutivas. Na última rodada, perdeu do Internacional, por 2 a 0, em Porto Alegre. O Avaí não somava três pontos há cinco rodadas e vinha de derrota para o Atlético-PR, por 1 a 0, na última rodada.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Em baixa no Brasileirão, o Avaí foi para cima do Prudente e dominou as ações no primeiro tempo. Foi mais bem posicionado e eficiente na marcação. Mas não conseguiu transformar este domínio em vantagem no placar. Só balançou as redes em um lance de bola parada, como aconteceu aos 38 minutos. Após o escanteio cobrado por Davi, o volante Rudnei apareceu na pequena área, se antecipou ao goleiro Giovanni e desviou de cabeça.
Sem esboçar reação, o Prudente não chutou uma bola com perigo no gol defendido por Renan. E desceu para o intervalo sob vaias da sua torcida. Giovanni reconheceu a sua falha: "Eu não cheguei a tempo na bola. Mas acho que todo mundo falhou", comentou o goleiro.
Duas mudanças foram feitas no intervalo pelo lado do Prudente. O apagado Adriano Pimenta deu lugar a Fabiano Gadelha, enquanto o lateral Diego saiu para a entrada do atacante Rafael Martins - Marcelo Oliveira foi recuado. O time melhorou, principalmente porque avançou a marcação. Mas continuou tendo problemas no ataque.
O técnico Antônio Lopes também renovou seu time no segundo tempo. Sacou Robinho e Vandinho e colocou em campo de Sávio, aos 36 anos, e Natan. Estas alterações deram mais velocidade ao Avaí.
A situação do Prudente ficou mais complicada aos 25 minutos, quando Fabiano Gadelha cometeu sua segunda falta por trás e acabou expulso, dificultando a reação do time paulista. E, quando tudo parecia definido, o Prudente arrancou o empate aos 40 minutos. Paulo Sérgio achou Rafael Martins, livre na grande área. Ele ajeitou e bateu cruzado, empatando o jogo.
No final de semana, pela 21.ª rodada, o Prudente vai enfrentar, fora de casa, o Atlético Mineiro, domingo, às 16 horas. No mesmo dia e horário, o Avaí vai receber o Cruzeiro, que se manteve no G-4, grupo da Copa Libertadores.