Integrantes da comissão técnica da seleção brasileira viajam neste domingo à Rússia para avançar na escolha da concentração da equipe durante a Copa do Mundo de 2018 e já têm algumas preferências sobre quais cidades podem servir como base durante a preparação e a disputa da competição.
Será a quarta ida de representantes da CBF ao país-sede do Mundial. As passagens anteriores renderam relatórios sobre hotéis, campos de treino, cidades e aeroportos. A maioria das estruturas está em reforma. O material foi entregue ao técnico Tite e o coordenador de seleções, Edu Gaspar, o responsável por chefiar a viagem deste domingo.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
As visitas anteriores contemplaram 10 cidades russas. Uma das sedes que mais agradaram aos brasileiros foi Sochi, localizada no sul do país, à beira do Mar Negro. A cidade recebeu os Jogos Olímpicos de Inverno em 2014 e, por isso, tem ampla rede hoteleira. O local tem a temperatura média ao redor de 25 graus Celsius durante a Copa, fator favorável à preparação da equipe para os jogos.
Antes de visitar Sochi, a seleção havia se interessado pelo centro de treinamentos do Zenit St.Petersburg, em São Petersburgo, na região norte. O local fica a cerca de 20 minutos da cidade e conta com dois campos equipados com aquecimento subterrâneo, apartamentos para os jogadores, centro médico e refeitório.
A Fifa permite a cada equipe indicar um local de concentração como prioridade e listar outras opções secundárias. O problema é que o CT do Zenit St.Petersburg foi reservado antecipadamente pelos Estados Unidos e há mais outros quatro países na fila de espera.
As principais exigências de Tite para definir a concentração do Brasil são ter pelo menos dois campos de treinamento e uma estrutura completa de academia. A CBF quer encontrar uma cidade com boa rede de serviços e de transporte para acomodar as famílias dos jogadores durante a Copa do Mundo.
Depois de retornarem da viagem à Rússia, os integrantes da comissão técnica devem ir ao país pelo menos mais duas vezes. O intuito é já apresentar em breve para Tite uma lista reduzida de opções de concentração. A CBF não descarta em investir em reparos adicionais para deixar a sede escolhida do jeito como o treinador planeja.
A seleção quer escolher a sede em breve e não pretende esperar o sorteio dos grupos da Copa do Mundo, em dezembro, quando serão definidas as cidades dos três jogos da fase de grupos. A CBF teme que uma possível demora tire da equipe a chance de escolher as melhores opções de sede.