O futebol brasileiro experienta a partir de hoje uma nova concepção no formato dos campeonatos regionais. Liderados pela Rede Globo (detentora dos direitos de transmissão dos principais campeonatos nacionais e estaduais do País), os grandes clubes lutando para se desligar da tutela das federações fortaleceram as copas regionais – que ganharam mais equipes e prazo maior de disputa – em detrimento dos estaduais – ficaram reduzidos aos pequenos e médios clubes do interior.
O campeonatos alargaram fronteiras e deram uma nova geografia ao futebol brasileiro com os cinco torneios regionais: Liga Rio-São Paulo, Copa Sul-Minas, a Copa Centro-Oeste, o Campeonato do Nordeste e o Campeonato do Norte.
A Copa Sul-Minas é disputada por 16 times. Além dos quatro paranaenses – Coritiba, Malutrom, Paraná, Atlético-PR – participam da competição de outros três estados: Cruzeiro, Atlético, América e Mamoré representam Minas; Grêmio, Internacional, Juventude e Pelotas defendem o Rio Grande do Sul; Santa Catarina jogará com Criciúma, Tubarão, Joinville e Figueirense.
Leia mais:
Brasileiro tem Botafogo com uma mão e meia na taça e Palmeiras à espera de milagre
Encabeçada pelo Londrina EC, plataforma da Squadra chega a cinco clubes
Mercado vê alvos do Corinthians, porta aberta para Jesus e saídas no Santos
Juventude vence São Paulo dentro do Morumbis e escapa do rebaixamento
» Leia mais na edição deste sábado da Folha de Londrina.