O nadador paranaense Rogério Romero será o porta-bandeira da delegação brasileira na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, que será realizada às 19h (20h no horário de Brasília) deste domingo, no Estádio Olímpico Juan Pablo Duarte.
"É uma justa homenagem de toda a missão brasileira a um grande atleta que brilhou aqui em Santo Domingo e que serve de exemplo para várias gerações da natação brasileira", disse o chefe da missão brasileira, Marcus Vinícius Freire.
Rogério Romero, de 33 anos, ganhou os 200m costas nos Jogos Pan-Americanos, com o tempo de 1min59s22, marcando o novo recorde sul-americano e fazendo o índice para os Jogos Olímpicos de Atenas-2004. Uma façanha e tanto para um atleta que foi finalista nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, e campeão pan-americano de Havana, em 1991.
Leia mais:
Pablo Maia, do São Paulo, cancela férias para abrir 2025 recuperado
Qual a nova geografia do Brasileirão, com paulistas em peso, recordes e ausências
Palmeiras tem caminhos definidos por futuro de três atletas
Leila quebra protocolo e 'enquadra' elenco em vestiário do Palmeiras
"Essa escolha foi surpresa total para mim. Mais um fato inédito na minha carreira", comemorou o nadador.
Esta será a primeira vez que Romero participa de uma Cerimônia de Encerramento em Jogos Pan-Americanos. A natação geralmente é uma das primeiras modalidades no programa de competição e os nadadores já não estão presentes no encerramento.
"Vai ser a minha primeira vez, e carregando a Bandeira do Brasil. É uma grande honra para mim e para a natação brasileira", disse Romero.
Em Santo Domingo, Rogério disputou seu terceiro Pan, tendo competido em Havana (91) e Mar del Plata (95). O paranaense também esteve presente nos Jogos de Seul (88), Barcelona (92), Atlanta (96) e Sydney (2000).