Única capital do Nordeste em que haverá jogos de futebol na Olimpíada deste ano, Salvador recebeu hoje (21) o título de Cidade do Futebol. O contrato foi assinado entre a prefeitura municipal e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Serão disputados jogos no Rio de Janeiro, sede da competição, e em mais cinco cidades-sede: Salvador, Manaus, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte.
Segundo o secretário do Escritório Salvador Cidade Global, Jorge Khoury, haverá 10 jogos entre os dias 4 e 10 de agosto na Arena Fonte Nova – sete partidas de seleções masculinas e três femininas. O sorteio das seleções em cada capital será feito em meados de abril, mas a equipe brasileira já tem uma partida confirmada em Salvador.
"Como a Fifa foi a realizadora da Copa do Mmundo de 2014, deu para eles [organizadores dos Jogos Olímpicos de 2016] verem quais as cidades onde houve melhor desempenho e receptividade. E Salvador, conforme avaliação feita com quem veio para a Copa de 2014, foi uma das que tiveram mais destaque. Isso pesou muito, e a Salvador foi escolhida para ser uma das cidades-sede do futebol", disse Khoury, responsável pela organização do evento na capital baiana.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Para os dias de jogos, a prefeitura vai elaborar um calendário de eventos culturais e de entretenimento, como forma de atrair os turistas e movimentar a cidade também fora do estádio. De acordo com o prefeito Antonio Carlos Magalhães Neto, o objetivo é preparar Salvador para que seja a segunda cidade mais procurada pelos turistas no período dos Jogos Olímpicos.
"A ideia é que Salvador possa oferecer ao país uma agenda no mês de agosto para que o turista que vem de longe para o Brasil tenha vontade de ir não apenas ao Rio , mas que tenha Salvador como segundo destino no turismo litorâneo em nosso país." O que se pretende é desenvolver uma agenda cultural de entretenimento e com alternativas que mostrem Salvador para o mundo inteiro nesse período, explicou o prefeito.