O Santo André venceu o Avaí por 4 a 2, neste domingo, e manteve as esperanças de livrar-se do rebaixamento para a Série B em 2010. Com o resultado da partida no Estádio Bruno José Daniel, o time paulista chegou a 38 pontos na classificação e está a seis do Botafogo, 16º colocado - restam apenas duas rodadas para o fim da competição.
Esta foi a terceira vitória consecutiva do Santo André dentro de casa. Antes, a equipe tinha passado por Palmeiras e Grêmio. Nas próximas duas rodadas, o time paulista vai receber o Náutico e depois vai a Porto Alegre enfrentar o Internacional, em Porto Alegre.
O Avaí, que com o resultado disse adeus às já pequenas chances de ir à Libertadores, vai receber o Santos e depois fecha a temporada contra o Náutico, no Recife. O clube catarinense continua com 53 pontos, com vaga certa na Copa Sul-Americana.
Leia mais:
Quem está na comissão que complementa Filipe Luís e que pode dirigir o Flamengo
São Paulo cria guia turístico do futebol paulista
Yuri Alberto tenta ser recordista no Corinthians e no Brasileiro
Busca do São Paulo por um camisa 10 está no início
Como só a vitória interessava ao Santo André, o time logo tratou de buscar o ataque. Já o Avaí começou o jogo estudando o adversário, na esperança de acertar algum contragolpe.
Aos 20 minutos, Rodriguinho entrou na área driblando e Eltinho, na tentativa de tirar a bola, acertou a perna do adversário, cometendo pênalti. Aos 22 minutos, Marcelinho Carioca cobrou com força no canto esquerdo de Eduardo Martini, que ainda tocou na bola.
Depois disso, o jogo ficou aberto. O Avaí melhorou e criou três boas chances para empatar, o que não aconteceu graças às boas defesas de Neneca.
No segundo tempo, o técnico Silas trocou o esquema com três zagueiros para reforçar o ataque com a entrada de Muriqui. Mas aos 9 minutos, o time da casa marcou o segundo gol. Camilo fez bela jogada pelo lado esquerdo do ataque e lançou Wanderley em velocidade. Ele bateu de primeira, acertando o ângulo de Martini.
Quando a vitória parecia garantida para o Santo André, o time catarinense diminuiu. Aos 12 minutos, Muriqui avançou sozinho, driblou Vinícius Orlando e, dentro da área, bateu cruzado sem chances para Neneca.
Para reforçar a marcação, Sérgio soares tirou o meia Marcelinho para a entrada do veterano volante Fernando. A medida surtiu efeito e, aos 21 minutos, o Santo André ampliou. Num contragolpe pelo lado direito, Camilo recebeu lançamento e bateu forte de esquerda, fazendo 3 a 1.
O jogo continuou aberto e o Avaí diminuiu o placar num lance incomum. Aos 29 minutos, Muriqui quase marcou, mas ao finalizar a bola explodiu na cabeça do goleiro Neneca, que ficou desacordado no chão. Na sequência do lance, a bola sobrou do lado direito, saiu o cruzamento e Marquinhos, na marca do pênalti, completou para as redes.
Alguns jogadores reclamaram do árbitro, que poderia ter parado o jogo, mas a jogada foi bastante rápida e o lance legal. Marquinhos nem comemorou.
Depois disso, o Santo André priorizou a marcação e segurou o importante resultado. Aos 48 minutos, num contragolpe mortal, a bola chegou a Camilo, dentro da área. O meia ajeitou a bola e bateu firme de direita, marcando o quarto gol.