Franco favorito para o confronto com o modesto Flamengo-PI, o Santos tinha tudo para vencer o jogo desta quarta-feira e até garantir a classificação antecipada logo em sua estreia na Copa do Brasil. Jogando em Teresina, abriu 2 a 0 antes dos 30 minutos de jogo sem fazer muito esforço e parecia encaminhar o triunfo com sobras. Contudo, vacilou em campo, cedeu o empate e desperdiçou a chance de ter folga no meio da próxima semana.
Com o empate por 2 a 2, o Flamengo, que tenta vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, obteve grande resultado e forçou a disputa da segunda partida, na Vila Belmiro, na próxima quarta. Uma vitória simples, contudo, garante o Santos na fase seguinte da Copa do Brasil.
Para o jogo da volta, o time paulista contará com o retorno de Muricy Ramalho no banco de reservas. O treinador não viajou ao Piauí para se recuperar do mal-estar que o levou ao hospital no fim de semana passado. Sem o técnico, o Santos foi comandado pelo auxiliar Tata, na beira do gramado, e por Neymar, dentro de campo.
Leia mais:
Com quase 80% de chance de título, Botafogo pode ser campeão nesta quarta
Londrina EC promete ter até 15 reforços para disputar o Campeonato Paranaense
Dez são presos por emboscada a cruzeirenses; presidente da Mancha continua foragido
Por que Palmeiras está atrás na disputa pelo título? Abel explica em livro
O atacante se destacou ao dar as duas assistências para os gols santistas. E ainda balançou as redes nos minutos finais em lance anulado corretamente pela arbitragem. Antes, Cícero também tivera gol anulado pelo juiz. Pelo lado do Flamengo, Edson Di levantou a torcida ao marcar duas vezes, em jogadas de bola parada.
O JOGO - Sem se intimidar com a pressão da empolgada torcida piauiense, o Santos assumiu sua condição de favorito desde o início da partida e controlou sem dificuldade o primeiro tempo. Dominava a posse de bola e mantinha a disputa no meio-campo, mais cauteloso.
Assim, atacava pouco, mas era agudo em suas investidas. Foi dessa forma que Neymar deu belo passe de calcanhar para Giva, que invadiu a área, driblou o goleiro e mandou para as redes, aos 25 minutos. Da mesma maneira, Neymar avançou pela esquerda e fez cruzamento certeiro na cabeça de Montillo. O argentino só escorou para o fundo do gol, aos 30.
A partida, no entanto, deixou de ser tranquila para os santistas a partir dos 32 minutos. O goleiro Rafael derrubou Lúcio Bala dentro da área e o árbitro assinalou o pênalti. Edson Di bateu forte no alto e reduziu a vantagem dos visitantes.
Mais motivado, o Flamengo começou melhor no segundo tempo. E buscou o empate aos 9 em novo lance de bola parada. Edson Di, novamente, cobrou falta e contou com desvio na barreira para vencer Rafael e igualar o marcador.
O gol empatou o jogo no placar, mas dentro de campo desequilibrou a favor do time da casa. Na base da vontade, o Flamengo cresceu em campo e até ouvia gritos de "olé" nas arquibancadas.
O Santos, porém, não desanimou. E quase marcou o gol da vitória aos 31. Cícero bateu para o fundo das redes ao aproveitar sobra na entrada da área. Mas o árbitro anulou o lance ao assinalar toque de mão de Neymar no início da jogada.
Levando sufoco nos minutos finais, o Santos ainda teve uma chance final para buscar a vitória aos 42 minutos. Montillo cobrou falta na área e Neymar, em posição irregular, cabeceou para as redes. Mas, assim como acontecera no lance anterior, o árbitro anulou o gol santista, garantindo o empate dos anfitriões.
Antes do jogo da volta, o Santos entrará em campo no fim de semana pelo Paulistão. O adversário será o União Barbarense, no sábado, fora de casa.