Muricy Ramalho quebrou a cabeça e até deu treinos em dois períodos durante a semana para montar um time que seja capaz de superar o Internacional, neste sábado (6), às 16h20, na Vila Belmiro, pela 28.ª rodada do Campeonato Brasileiro. As dificuldades do treinador começavam pelas ausências de Neymar e Adriano, suspensos, somando-se aos desfalques por contusões na zaga e nas duas laterais e chegava à falta de jogadores à altura para repor as perdas de Paulo Henrique Ganso e Elano, entre outros.
Depois de quatro treinos, ele decidiu deixar André isolado na frente e determinar a marcação com duas linhas de quatro, esquema aprovado no segundo tempo do empate diante do Grêmio, em Porto Alegre. Miralles vai ocupar o lugar de Neymar e Bernardo, em fase de evolução técnica, aparece como provável sucessor de Paulo Henrique Ganso. Felipe Anderson fará o papel que foi desempenhado por Elano na Copa Libertadores de 2011. O argentino Pato Rodríguez foi para o banco.
Henrique será a principal novidade do time. O volante ficou dois meses se tratando de uma lesão no púbis e volta ao time depois de desfalcar o time em 15 partidas (13 do Brasileirão e as duas da Recopa Sul-Americana, conquistada pelo Santos). "O Internacional tem muita força na marcação, jogadores de qualidade técnica e ainda busca vaga na Copa Libertadores. São tantos bons jogadores que não dá para falar apenas de um. O grupo todo preocupa e será preciso muita atenção para não ser surpreendidos", disse.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Embora esteja fora da briga pelo título e por vaga para disputar a Copa Libertadores, o Santos (14.º lugar na tabela de classificação, com 34 pontos) precisa da vitória para afastar um pouco mais o fantasma do rebaixamento e manter a tradição de não perder do Internacional na Vila Belmiro. Na história, os dois clubes já se enfrentaram 61 vezes - com 24 vitórias santistas, 20 dos gaúchos e 17 empates. Foram 11 vitórias do Santos e quatro empates no estádio santista. Preocupada com o desinteresse do torcedor, a diretoria fez uma promoção, baixando para R$ 1 o preço do ingresso para sócio.
Ao mesmo tempo em que se empenha para que o time termine o Brasileirão pelo menos entre os 10 primeiros colocados, Muricy Ramalho já faz observações para 2013. Em times brasileiros e do exterior, o treinador procura um jogador com as características de Paulo Henrique Ganso para ser o "pensador" no Santos do futuro.
Vários jogadores que entrarão em campo estarão sendo avaliados e dependerão do desempenho no restante da competição para permanecer no clube. São os casos de Ewerton Páscoa, Gerson Magrão, Miralles e mais alguns. A situação de Bernardo é mais complicada. O ex-vascaíno ainda não foi devidamente testado porque sofreu grave lesão muscular no seu segundo jogo com a camisa santista e tem pouco tempo para mostrar serviço. E se for aprovado por Muricy Ramalho, ainda dependerá da disposição da diretoria de pagar mais de R$ 6 milhões ao Vasco e ao Cruzeiro por 90% de seus direitos. Os outros 10% foram cedidos pelo clube mineiro para conseguir a liberação de Borges, no meio do ano.