Oito dias depois de ganhar a Copa do Brasil, seu segundo título do ano, classificando-se para a Copa Libertadores da América de 2011, o Santos estreia na Copa Sul-Americana contra o Avaí, nesta quinta-feira às 21h50 (de Brasília, com transmissão do estadão.com.br e da rádio Eldorado/ESPN), no Pacaembu. Neymar e Paulo Henrique Ganso, que retornariam com a seleção brasileira dos Estados Unidos na noite de quarta, vão ficar no banco e devem entrar no segundo tempo.
Com a apresentação de André ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia, e a volta de Robinho ao Manchester City, da Inglaterra, a partida contra o Avaí será a primeira do time sem o "quarteto de ouro", responsável por 79 dos 134 gols santistas no Campeonato Paulista, Copa do Brasil e amistosos em 2010. Sem os seus principais titulares, Dorival Júnior escalou o time com três atacantes - Zé Eduardo, Marcel e Madson - e acredita em vitória.
Para o treinador santista, além da importância de conquistar os títulos de todas as competições, a Sul-Americana poder servir de laboratório para a Copa Libertadores de 2011. "Muitos dos adversários que vamos enfrentar na Sul-Americana poderão estar na Libertadores", lembrou. Ele também destacou a competição será a primeira experiência internacional vários jogadores da equipe.
Leia mais:
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Flamengo e Atlético empatam em reencontro com pênalti perdido e Gabigol torcedor
Numa demonstração de que embora o Santos esteja classificado para a Libertadores não pretende abrir mão da Sul-Americana, Dorival Júnior disse que Neymar e Ganso seriam escalados desde o início se tivessem chegado mais cedo e treinado na tarde de quarta no CT Rei Pelé.
Com o término do empréstimo de Robinho, Marquinhos é o novo titular e enfrentará pela primeira vez o seu ex-clube em jogo oficial. Do outro lado poderá estar o seu irmão Gustavo, meio-campista de 23 anos. "Eu quero ganhar e ele com certeza também. Falei para ele que chore a mãe dele e que não chore a minha", brincou.
SANTOS - Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Wesley e Marquinhos; Mádson, Zé Eduardo e Marcel. Técnico: Dorival Júnior.
AVAÍ - Zé Carlos; Patric, Emerson, Rafael e Eltinho; Marcinho Guerreiro, Rudnei, Davi e Caio; Robinho e Vandinho. Técnico: Antônio Lopes.
Árbitro - Ricardo Marques (BRA); Horário - 21h50 (de Brasília); TV - SporTV; Rádio - Eldorado/ESPN - AM 700/FM 107,3; Local - Estádio Pacaembu, em São Paulo (SP).