Santos e Corinthians entram em campo neste sábado (13), às 19h, no Pacaembu, com pretensões bem diferentes no Campeonato Brasileiro. O time do técnico Cuca tem a competição como único foco, vem embalado por duas vitórias seguidas e sonha com a Libertadores - está a seis pontos do G-6. Do outro lado, Jair Ventura está com as atenções voltadas para a Copa do Brasil. Por isso, mandará a campo os reservas, que terão a dura missão de afastar a equipe da zona do rebaixamento - cinco pontos separam o time da degola.
Pesa ainda a favor do Santos o fato de contar com torcida única a seu favor. Contra o Corinthians, a natural falta de ritmo de atletas que não vêm atuando e ainda um jejum de vitórias fora de casa na competição por pontos corridos. O último triunfo como visitante foi em 29 de julho, na goleada sobre o Vasco por 4 a 1, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 16ª rodada do Brasileirão.
De lá para cá foram seis partidas na casa do rival, com dois empates e quatro derrotas - dois gols marcados e seis sofridos. Desde que Jair Ventura assumiu a equipe, no dia 6 de setembro, o Corinthians perdeu fora de casa para o Palmeiras por 1 a 0 e empatou sem gols com o América-MG.
Leia mais:
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
Vaquinha congestiona site, arrecada quase R$ 8 mi em 24h e anima Corinthians
Marta concorre ao Prêmio Marta de gol mais bonito no feminino
Dos considerados titulares, Douglas, Léo Santos e Mateus Vital serão titulares. O volante está descansado, pois cumpriu suspensão contra o Cruzeiro. Já o zagueiro e o meia serão mantidos para o time não perder tanto a estrutura. Até Cássio ficará de fora. Walter é quem joga.
A principal surpresa de Jair Ventura para encarar o Santos é a presença de Pedro Henrique no time como lateral-direito. O zagueiro já treinou algumas vezes na posição, mas não chegou a atuar em partidas oficiais.
Sheik, uma das novidades da equipe, dá de ombros para a possibilidade do Corinthians se aproximar da zona de rebaixamento em caso de um resultado negativo. "O incômodo é por conta da grandeza do clube, o clube tem uma história tão linda que é inaceitável estar na condição de hoje, mas a gente está bem confiante que nada de pior possa acontecer", afirmou.
O Santos ocupa o sétimo lugar, a seis de distância do Atlético-MG, o sexto colocado e último integrante do grupo que vai ao torneio continental em 2019. O técnico Cuca não contará com o volante Alison, suspenso. Yuri será seu substituto. Em compensação, o atacante Derlis González foi liberado pela seleção paraguaia e pode substituir Rodrygo.
Cuca não se ilude com o fato do rival poupar jogadores. "O Corinthians está focado na Copa do Brasil, mas o pessoal que entra, vai querer mostrar que pode ser titular. Esse tipo de jogo se torna mais difícil para nós", avisou o santista.
A partida também marcará o reencontro de Jair Ventura com seu ex-clube. Ele deixou o Santos depois de não conseguir dar padrão ao time e saiu debaixo de muitas críticas. Foi demitido em julho e deixou o time na zona de rebaixamento.