Se depender da vontade de Neymar, o Santos ganha do Coritiba, neste domingo, às 16 horas, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, e embala em busca da vaga para a Copa Libertadores de 2013. Mesmo com três quilos abaixo do peso, desgastado pela maratona de jogos pelo clube e pela seleção brasileira e em fase final da recuperação de uma forte gripe, o atacante voltou a fazer a diferença na vitória sobre o Flamengo por 2 a 0, na última quarta-feira, interrompendo a sequência de três derrotas e um empate, e se recusa a jogar toalha.
"Ainda dá para se chegar entre os quatro primeiros. Além de o Santos ter time para ser campeão de todas as competições que disputar, ainda faltam muitos jogos para o fim do Campeonato Brasileiro", argumentou Neymar.
Embora tenha jogado em apenas oito rodadas do Campeonato Brasileiro, o craque é o artilheiro do time com seis gols, seguido de perto por André, que marcou cinco vezes em oito partidas.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Ao contrário de Neymar, Muricy Ramalho acha difícil a classificação para a competição continental, mesmo que o seu time vença a maioria dos 14 jogos que restam. Realista, o treinador admite que, ao contrário do Santos, os integrantes do G4 têm elencos fortes e alto índice de aproveitamento. "O que a gente fala internamente é que temos que pensar jogo por jogo e procurar vencer sempre para terminar bem o campeonato. Estamos defasados com relação aos pontos e na luta por outra prioridade", reconheceu o treinador, que já projeta um time poderoso para 2013, provavelmente com as voltas de Robinho e Diego e outros reforços de ponta.
O que Muricy Ramalho não nega é que, a partir das seguidas contusões de Paulo Henrique Ganso e do desmanche que a diretoria fez no time semifinalista da Libertadores, o Santos se tornou mais dependente ainda de Neymar. "Ele é diferente, tanto que ajuda demais até quando está um pouco desgastado e abaixo do peso. Além de ter o seu lado individual, que é muito forte, os companheiros acreditam muito nele e jogam melhor quando ele está campo", analisou o treinador.
Com 30 pontos, o Santos está 12 atrás do quarto colocado, o Vasco, e sete acima do Sport, o primeiro da zona de rebaixamento. O Coritiba, que derrotou Flamengo e Atlético Goianiense nas duas rodadas últimas rodadas, tem 28 e luta para se afastar do bloco dos ameaçados de cair para a Série B em 2013.
Sem Durval e Felipe Anderson (suspensos pelo terceiro cartão amarelo) e Léo (poupado), Muricy deve escalar o time com David Braz na zaga, Juan na lateral esquerda e Gerson Magrão no meio. Com as alterações, o time vai ficar com três volantes de marcação, o que permitirá que Muricy Ramalho libere Arouca para ajudar o argentino Pato Rodríguez, o único meia, na armação, e os laterais Bruno Peres e Juan para apoiarem o ataque.