O Santos tem a chance de se reerguer no Campeonato Paulista nesta terça-feira (21), quando enfrenta o Ituano, às 21h30, em Itu, pela quinta rodada. A equipe vem de duas derrotas seguidas em casa - para São Paulo e Ferroviária - e o volante Thiago Maia pediu um pouco mais de paciência para os torcedores da equipe, que entrará em campo cheia de desfalques.
"Achamos estranho as cobranças e as vaias no último jogo. Logo a torcida do Santos, que sempre tem paciência, ainda mais com jogadores novos. Temos que ver o que erramos. Perdemos o clássico, depois mais um jogo, mas não temos de ter dúvidas sobre o grupo. Tenho certeza que temos a confiança do torcedor e do Dorival. Temos de ter união, vamos reverter. Quando começarmos a ganhar, embalar, vamos até o final", garantiu o volante.
O problema é que o técnico Dorival Júnior terá vários problemas para escalar o time. Após fazer a sua estreia na temporada de 2017 na derrota para a Ferroviária, o atacante Ricardo Oliveira, que perdeu boa parte da pré-temporada por causa de uma caxumba, voltará a desfalcar o time.
Leia mais:
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
Vaquinha congestiona site, arrecada quase R$ 8 mi em 24h e anima Corinthians
Marta concorre ao Prêmio Marta de gol mais bonito no feminino
A ideia da comissão técnica é dar mais tempo para o artilheiro adquirir o condicionamento físico ideal, deixando para promover o seu retorno no próximo sábado, quando o Santos vai receber o Botafogo de Ribeirão Preto, na Vila Belmiro. Até lá, Rodrigão voltará a ocupar a sua vaga.
E Ricardo Oliveira está longe de ser a única baixa do Santos para esse compromisso.
Em recuperação de pancada no joelho direito, o meia Lucas Lima nem viajará para Itu. O volante Renato, com estiramento na panturrilha, também não jogará. Léo Cittadini e Leandro Donizete devem começar a partida entre os titulares.
Além disso, Dorival sofreu mais duas baixas para o confronto com o Ituano, ainda que de jogadores reservas, casos do lateral-esquerdo Caju e do meia Jean Mota. E a novidade entre os suplentes será o zagueiro David Braz, recuperado de uma lesão de grau dois na panturrilha direita, sofrida no início da pré-temporada santista. Com Cleber suspenso, A tendência é de que a dupla de zaga seja formada por Lucas Veríssimo e Yuri.
Já o Ituano entra em campo diante do Santos, nesta terça-feira, com duas preocupações. Uma delas é buscar a reabilitação da derrota para o Novorizontino, por 1 a 0, e outra é manter os 100% de aproveitamento dentro do Novelli Júnior. Até agora venceu Palmeiras e São Bento, ambos por 1 a 0.
Apesar da derrota no final de semana, o Ituano soma sete pontos, na vice-liderança do Grupo A. O técnico Tarcísio Pugliese pode ser obrigado a fazer mudanças por contusões. Ele reclama da falta de tempo para recuperação dos jogadores. "Os jogos são seguidos e quando algum jogador tem um simples desconforto, isso se transforma num problema porque não há tempo hábil para a recuperação" argumentou o técnico.
O atacante Ronaldo é problema, porque reclamou de dores na perna. Além dele, o zagueiro Lima será reavaliado pelos médicos para definir se será relacionado. Caso não reúnam condições, o Ituano tem Mateus e Léo como opções para a defesa. Lá na frente, Nena aparece como principal candidato a ser o substituto de Ronaldo.
No restante o time deve ser o mesmo do último final de semana. Claudinei e Guilherme, que discutiram durante o jogo, já resolveram publicamente a situação e estão "de bem". Um problema a menos.