Os jogadores do Santos tiveram que suar muito a camisa nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, para conseguir uma vaga nas quartas-de-final da Copa Libertadores.
Depois de um empate por 2 a 2 contra o Nacional do Uruguai, o Peixe conseguiu eliminar o time adversário na cobrança dos pênaltis por 3 a 1.
O herói da partida foi o goleiro Fábio Costa, que defendeu os pênaltis de Peralta, Morales e Juarez.
Leia mais:
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Flamengo e Atlético empatam em reencontro com pênalti perdido e Gabigol torcedor
Já os jogadores santistas Ricardo Oliveira, Elano e Renato não perderam a chance e marcaram os gols de pênaltis pelo time brasileiro.
Agora, pelas quartas-de-final, o Peixe vai enfrentar o vencedor do jogo entre Deportivo Cali (Colômbia) e Cruz Azul (México). No primeiro jogo, no México, houve empate em 0 a 0. A segunda partida será no dia 13 de maio.
No tempo normal, Ricardo Oliveira abriu o placar no começo da partida. Enguren e O'Neill viraram o placar ainda na primeira etapa. No segundo tempo, André Luís empatou o jogo.
Deste o início da partida, o Santos pressionou o Nacional, impondo um esquema ofensivo e obrigando o Nacional a atuar em seu campo de defesa.
O jogo foi bem movimentado e também teve muitas faltas violentas.
Até os 20 minutos, o árbitro argentino Héctor Baldassi havia aplicado cinco cartões amarelos, três para jogadores do Santos (Alex, André Luís e Elano), dois para os uruguaios (Benoit e Machado).
Ao final do primeiro tempo, o argentino aplicou mais três (Ricardo Oliveira, Paulo Almeida e Eguren), totalizando oito cartões amarelos.
No segundo tempo, a pressão santista permaneceu, mas o clube brasileiro, já não conseguia chegar com tanta facilidade ao gol de Manúa.
Robinho e Diego, aos sete e oito minutos, respectivamente, arriscaram chutes a gol que saíram pela linha de fundo.
A última boa chance do Santos aconteceu aos 41 minutos. Elano cruzou, Alex desviou de cabeça e a bola passou à esquerda do gol.
Ficha Técnica - SANTOS (BRA) x NACIONAL (URU)
Data-Hora: 7/5/2003, às 21h40min.
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP).
Árbitro: Héctor Baldassi (Argentina)
Auxiliares: Gabriel Brazenas (Argentina) e Alberto Barrientos (Argentina).
Público: 20.000 pagantes
Renda: R$ 285.094,00.
Cartões Amarelos: Elano, Alex, Ricardo Oliveira, Paulo Almeida e André Luís (SAN); Eguren, Peralta, Curbelo e Machado (NAC)
Gols: 8' Ricardo Oliveira (0x1); 37' Enguren (1x1); 41' O'Neill (1x2); 64' André Luís (2x2)
SANTOS: Fábio Costa; Elano, Alex, André Luís e Léo; Paulo Almeida, Renato, Diego e Nenê (61' Douglas); Robinho e Ricardo Oliveira.
Técnico: Emerson Leão.
NACIONAL: Munúa; Benoit, Machado, Curbelo, Leites; Scotti, Vanzini (88' Juarez), Eguren e Morales; O'Neill (80' Mendéz) e Alvez (69' Peralta).
Técnico: Daniel Carreño.