A diretoria do São Paulo anunciou nesta segunda-feira a contratação do técnico Emerson Leão. O treinador assume o comando da equipe ainda nesta tarde e viajará com o grupo para o Paraguai, onde a equipe enfrentará o Libertad, na quarta-feira, em duelo válido pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O treinador assinou contrato com o clube até o final de 2011.
"O Leão se encaixa perfeitamente no que desejamos. É um técnico vitorioso, de comando e com forte identificação com o torcedor. Além disso, claro, temos como referência seu excelente trabalho deixado no clube", afirmou Adalberto Batista, diretor de futebol do clube.
Esta será a segunda passagem de Leão pelo São Paulo, já que o treinador dirigiu a equipe entre 2004 e 2005. Com ele, o time terminou o Campeonato Brasileiro 2004 em terceiro lugar e foi campeã paulista em 2005. Quando deixou o clube, o time fazia boa campanha na Libertadores. Posteriormente, a equipe foi campeã continental sob o comando de Paulo Autuori.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
Nesse período, Leão dirigiu o São Paulo em 45 partidas, com 27 vitórias, 12 empates e seis derrotas. "Minha volta ao São Paulo é um reencontro com o passado. É estar no lugar certo na hora certa. Estou muito feliz por voltar ao São Paulo. Conheço o clube e o clube me conhece", disse Leão.
Com passagens de sucesso na sua carreira no Sport, no Atlético Mineiro e no Santos, Leão estava sem trabalhar desde o final de agosto de 2010, quando foi demitido do comando do Goiás. Agora, retorna ao São Paulo com o objetivo de recuperar a equipe, que atravessa péssimo momento no Campeonato Brasileiro.
O São Paulo está há sete rodadas sem vitórias no torneio e ocupa o sexto lugar, fora do grupo que garante vaga na Libertadores de 2012, com 49 pontos, oito atrás do líder Vasco. Em 2011, a equipe já foi dirigida por Paulo César Carpegiani, Adilson Batista e Milton Cruz, de forma interina.