Pesquisar

Canais

Serviços

Saiba Mais!

São Paulo elege presidente que assumirá com boas chances de encerrar jejum

Folhapress
11 dez 2020 às 14:47
- Reprodução/Instagram
Publicidade
Publicidade

Quando lançaram suas candidaturas a presidente do São Paulo, Julio Casares, 59, e Roberto Natel, 58, se apressaram a tentar afastar a imagem do atual mandatário, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco. Os dois se apresentam como oposição ou independente para o pleito que acontecerá neste sábado (12).


Uma das estratégias de Natel é dizer que o adversário é candidato de Leco. Casares nega: "Não existe situação ou oposição neste pleito".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O distanciamento ocorre porque, sob a atual administração, iniciada em 2015, o São Paulo não conquistou nenhum título em campo. O último troféu da equipe foi a Copa Sul-Americana de 2012.

Leia mais:

Imagem de destaque
1 a 0

Com gol de Endrick, Dorival Junior estreia com vitória contra a Inglaterra

Imagem de destaque
Nesta sexta

Defesa de Robinho entra com novo pedido de habeas corpus no STF

Imagem de destaque
Medida de segurança

Robinho deve ficar dez dias isolado em cela de 8 m² no presídio de Tremembé

Imagem de destaque
Contratações

Diretor avalia elenco e diz que Corinthians está 'sempre aberto' no mercado


Nas finanças, o clube tem dívida de R$ 538 milhões. O balanço de 2019 apontou déficit de R$ 159 milhões, em parte por causa das contratações de Alexandre Pato, Daniel Alves e Hernanes.

Publicidade


Natel usou isso como arma. Disse ter votado contra a aprovação do balanço de 2019. Casares foi a favor.


O fato é que os dois têm ligações com a atual gestão e integram o conselho de administração. Natel também é vice-presidente do São Paulo, embora diga que tenha rompido com Leco por causa do seu estilo de administrar a agremiação.

Publicidade


Nenhum dos dois candidatos é um novato na vida política tricolor. Casares foi diretor de marketing na última administração de Juvenal Juvêncio (2006-2014) e vice-presidente geral de Carlos Miguel Aidar, eleito em 2014 e que renunciou no ano seguinte. Natel era vice-presidente da gestão Aidar, mas entrou em conflito também com o então mandatário.


Se as candidaturas fossem lançadas hoje, é possível que a ligação com Leco fosse tratada de outra forma. O São Paulo é líder do Campeonato Brasileiro com boa vantagem e se tornou o principal favorito ao título. O trabalho de Fernando Diniz, antes contestado, foi abraçado pela torcida. A equipe também está na semifinal da Copa do Brasil e enfrentará o Grêmio por uma vaga na decisão.

Publicidade


Quem vencer o pleito poderá comemorar dois títulos nacionais nos primeiros dois meses do mandato, que começará em 1º de janeiro e irá até dezembro de 2023. Pelo novo estatuto, não há possibilidade de reeleição.


O novo presidente do São Paulo será escolhido por 251 conselheiros, 151 deles vitalícios. Os outros 100 foram eleitos em votação no final de novembro que tornou Casares favorito. Sua chapa ficou com 74 deles, contra 26 de Natel, que foi obrigado a divulgar nota em que descartava desistir de sua candidatura.

Publicidade


"Estamos em desvantagem para a eleição de presidente, reconheço, mas em respeito aos 27 conselheiros eleitos, e àqueles que não conseguiram, seguimos adiante. Sabendo das dificuldades, mas seguimos", afirmou.


Os planos de governo de ambos possuem pontos coincidentes. Os dois falam em austeridade financeira para amenizar os problemas de caixa do clube.
Casares e Natel elogiam o trabalho de Fernando Diniz, reconhecem a necessidade de estabilidade no comando da equipe, mas não garantem a permanência de Raí como executivo de futebol.

Publicidade


Natel prometeu o comando do departamento de futebol a Marco Aurélio Cunha, integrante do seu grupo político que tinha pretensões de ser presidente. Casares já ofereceu o cargo a Muricy Ramalho, que se desligou do Grupo Globo, onde atuava como comentarista.


A campanha de Natel também foi atrapalhada pelo caso do hacker que se identificava como Edward Lorenz. Em setembro deste ano, um computador que pertenceria ao candidato no Morumbi foi apreendido pela Polícia Civil para investigar o vazamento de documentos para Lorenz, que os usava para chantagear dirigentes, jogadores e funcionários do clube.

Publicidade


Natel afirma que nem sequer tinha sala no São Paulo e que ofereceu o seu computador pessoal para ser analisado pelos peritos na investigações.



A eleição no São Paulo


Horário: 10h30 às 16h


Local de votação:Estádio do Morumbi, em sistema de drive-thru entre os portões 4 e 17. Os conselheiros deverão chegar de carro, votar e ir embora. O clube também disponibilizará urna para os que não quiserem usar veículo, mas não será permitida a permanência no Salão Nobre.


Quem vota: 251 conselheiros

Candidatos: Julio Casares e Roberto Natel


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade