Depois de ser eliminado da Copa do Brasil para o Fortaleza, o São Paulo venceu o Atlético-GO por 2 a 1 neste domingo (19), pelo Campeonato Brasileiro, com um esquema tático diferente.
O técnico Hernán Crespo abriu mão dos três zagueiros e entrou em campo no Morumbi apenas com dois: Arboleda e Léo Pelé -Miranda, que vem sendo capitão da equipe, está suspenso. As laterais ficaram com Igor Vinícius e Reinaldo.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
No meio de campo, três volantes (Liziero, Luan e Rodrigo Nestor) e Gabriel Sara no lugar de Benítez, que também está suspenso.
A dupla de ataque foi Rigoni, autor do gol que abriu o placar no primeiro tempo, e Luciano, que ampliou no segundo tempo. Matheus Barbosa descontou para os visitantes.
Foi com os três zagueiros que Crespo levou o São Paulo ao título do Campeonato Paulista, troféu que o clube não levantava desde 2005.
Mas foi também com esse esquema que o time tricolor foi eliminado da Copa do Brasil na última quarta-feira (15).
No jogo de ida, em casa, a equipe tricolor saiu na frente com um 2 a 0, mas levou o empate do Fortaleza nos minutos finais da partida.
No jogo de volta, com o tradicional esquema de 3-5-2, o São Paulo viu o adversário se impor e vencer com tranquilidade, por 3 a 1 (o desconto aconteceu apenas nos instantes finais do jogo).
A fragilidade defensiva demonstrada no duelo contra o Fortaleza inflou as críticas ao sistema de Crespo, que antes se consagrou com futebol intenso e sólido, algo não visto nos duelos recentes.
O esquema com quatro defensores não é exatamente novidade, no entanto. Foi visto na eliminação para o Palmeiras, na Copa Libertadores, e em outros duelos do Brasileiro.
O time ainda voltou a ter três zagueiros no final da partida, quando o time tricolor já vencia por 2 a 1.
A novidade na equipe paulista foi o atacante argentino Calleri, que atuou no clube em 2016 e agora retorna em 2021 por empréstimo. Ele entrou no segundo tempo, assim como o uruguaio Gabriel Neves, que fez sua estreia na equipe.
Com o triunfo, o time paulista subiu quatro posições na tabela e se distanciou da zona de rebaixamento. É agora o 12º colocado, com 25 pontos.
A equipe tricolor, no entanto, ainda não conseguiu figurar na metade de cima da tabela do Brasileiro.
Foram até agora seis vitórias, sete empates e sete derrotas em 20 jogos disputados na competição até agora.
Próximos jogos
Agora fora de competições de mata-mata, o São Paulo volta a campo no Brasileiro na próxima quarta-feira (22), às 20h30 (horário de Brasília), ainda no Morumbi.
Já o Atlético-GO tem compromisso tem compromisso apenas no domingo (26), contra o Cuiabá.
Ficha técnica
SÃO PAULO
Tiago Volpi; Igor Vinícius (Galeano), Arboleda, Léo e Reinaldo; Luan, Rodrigo Nestor (Gabriel), Liziero e Gabriel Sara (Bruno Alves); Rigoni e Luciano (Calleri). Técnico: Hernán Crespo
ATLÉTICO-GO
Fernando Miguel; Arnaldo (Dudu), Wanderson, Éder, Igor Cariús (Janderson); Willian Maranhão (Matheus Barbosa), Baralhas e Rickson (Ronald); André Luís, Brian Montenegro (Lucão) e Natanael. Técnico: Eduardo Barroca
Estádio: Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos e Lorival Cândido das Flores (ambos do RN)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Willian Maranhão
Gols: Rigoni, aos 35min do primeiro tempo; Luciano, aos 10min, e Matheus Barbosa, aos 25min do segundo tempo