O São Paulo acertou neste sábado a venda do zagueiro Rafael Toloi para o Atalanta (ITA). Os valores da transação não foram divulgados, mas giram em torno de 3 milhões de euros (cerca de R$ 11,7 milhões). Com a negociação, Toloi já nem participará do duelo deste domingo, contra o Flamengo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Na Itália, o jogador assinará contrato até 2018.
O clube italiano adquiriu 100% dos direitos econômicos do atleta, que estão divididos entre o São Paulo e investidores. O Tricolor possuía 25% dos direitos, mas negociava para lucrar mais na transação. O Atalanta já vinha observando o zagueiro há algum tempo. Em julho, um scout do clube assistiu à partida contra o Cruzeiro no Morumbi ao lado do presidente Carlos Miguel Aidar. O profissional passou boas referências aos diretores italianos, que iniciaram as tratativas com o São Paulo.
Toloi, por sua vez, ficou empolgado com a possibilidade de retornar à Itália, já que no ano passado atuou por empréstimo pela Roma. A cidade de Bérgamo, onde está sediado o Atalanta, seduziu o zagueiro, entre outras coisas. A ira de torcedores organizados contra ele nos últimos jogos também pesou, mas não foi preponderante. O jogador não estava disposto a forçar sua saída.
Leia mais:
Atlético-MG e Botafogo jogam pela Glória Eterna da Copa Libertadores
Argentina pede ordem e mobiliza 1.500 policiais para final da Libertadores
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
A venda de Toloi significa a 8ª baixa no elenco do São Paulo desde que o técnico Juan Carlos Osorio chegou. Antes, o clube vendeu Paulo Miranda (Red Bull Salzburgo, Áustria), os volantes Denilson (Al Wahda, Emirados Árabes Unidos) e Souza (Fenerbahçe, Turquia), o meia Boschilia (Monaco, França), o atacante Cafu (Ludogorets, Bulgária). Também saiu o atacante Ewandro, emprestado ao Atlético-PR, o zagueiro Dória retornou ao Olympique de Marselha (FRA), após período de empréstimo.
Foram contratados o zagueiro Luiz Eduardo, do São Caetano, e o atacante Wilder, do Toluca, do México. O também atacante Rogério, que estava no Vitória, deve ser anunciado na próxima semana. Ele já se desligou do clube baiano.