O jogador foi criticado porque teria provocado a expulsão do jogador inglês Wayne Rooney e por supostamente fazer "encenações" para conseguir pênaltis e faltas.
As ações do atacante português influíram para que ele não recebesse o prêmio de melhor jogador jovem da Copa do Mundo. O prêmio foi entregue ao alemão Lukas Podolski, de 21 anos.
"Uma de suas maiores qualidades é o drible. Assim como outros jogadores, ele às vezes cai, o que é natural. Mas ele não se joga", afirmou o técnico da seleção portuguesa.
Leia mais:
Botafogo sucumbe à maratona e amarga queda precoce no Mundial
Flamengo quer tirar 'pai de geração do bilhão' do Palmeiras
Como Flamengo planeja transição do futebol a Bap com último ato de Braz
Ex-rivais, Talles Magno cita amizade com Hugo no Corinthians
Rooney
Depois do jogo entre Portugal e Inglaterra, Cristiano Ronaldo passou a ser criticado pela imprensa britânica por ter pressionado o juiz a expulsar o atacante inglês Wayne Rooney.
Rooney deu um chute na virlha do zagueiro Ricardo Carvalho, o que fez com que ele recebesse um cartão vermelho. Após o lance, fotógrafos flagraram a imagem de Ronaldo piscando para o banco de reservas de Portugal.
Scolari acredita que "qualquer juiz do mundo teria dado um cartão vermelho a Rooney naquela situação", e acrescentou que a expulsão não foi uma decisão de Ronaldo, mas sim do juiz.
Indagado se as atitudes de Ronaldo contribuíram para que ele não levasse o prêmio, o diretor técnico da Fifa, Holger Osieck, afirmou que a entidade levou em conta o jogo limpo e é crítica em relação a condutas semelhantes às do jogador.
Segundo o ex-jogador alemão Lothar Matthaus, patrono do prêmio de melhor jogador jovem da Copa do Mundo, Ronaldo pode ter "acumulado alguns pontos negativos com o incidente de Rooney, mas às vezes você esquece as regras no auge da luta".
Matthaus atenuou as atitudes do atacante português. "Dêem uma chance a ele. Lembrem que Diego Maradona marcou um gol com 'a mão de Deus'. Aquilo não foi jogo limpo e há vários outros exemplos que poderiam ser citados."
Portugal enfrenta a anfitriã Alemanha neste sábado na disputa pelo terceiro lugar da Copa do Mundo.