Pouco mais de quatro meses antes do início da Copa do Mundo na África do Sul, a Nigéria anunciou neste sábado a demissão do treinador Shaibu Amodu, que estava no comando do time desde 2008. A saída do técnico foi definida em uma reunião na noite desta sexta-feira, e pesou o desempenho abaixo do esperado do time nigeriano na Copa Africana de Nações, que se encerrou no último domingo.
Esta foi a segunda vez que Amodu deixou o comando da Nigéria no ano da Copa do Mundo. Em 2002, o treinador também foi demitido, e pelo mesmo motivo. Assim como há oito anos, os nigerianos ficaram em terceiro na Copa Africana. Apesar da boa colocação, Amodu foi muito contestado neste ano por seu time não apresentar um bom futebol na competição vencida pelo Egito.
Segundo a federação nigeriana, os substitutos mais prováveis de Amodu são o holandês Guus Hiddink, atual técnico da Rússia, que ficou de fora do Mundial, Peter Taylor, ex-treinador interino da Inglaterra, Bruno Metsu, que comandou o Senegal na Copa de 2002, e Ratomir Dujkovic, técnico de Gana na última Copa. A definição do novo comandante da Nigéria deve acontecer até o final deste mês.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
No Mundial da África do Sul, a Nigéria está no Grupo B, ao lado de Argentina, Coreia do Sul e Grécia. A estreia dos nigerianos será contra o time do técnico Diego Maradona. No dia 12 de junho, a Nigéria encara a seleção argentina em Johannesburgo.