30/07/21
PUBLICIDADE
Primeira rodada

Seleções femininas protestam contra racismo nas olimpíadas de Tóquio

Pexels
Pexels


Atletas de cinco seleções fizeram protestos antirracistas nesta quarta-feira (21), na primeira rodada do futebol feminino da Olimpíada de Tóquio.

As jogadoras do Chile, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Suécia e Nova Zelândia se ajoelharam em campo antes do início das partidas em um gesto que se popularizou após a morte de George Floyd, no estado americano de Minnesota, em maio do ano passado.

As manifestações acontecem após o COI (Comitê Olímpico Internacional) afrouxar regra que proibia as manifestações políticas nos Jogos.

A redação original da Regra 50.2 da Carta Olímpica afirmava que, para preservar a neutralidade dos Jogos, nenhum tipo de manifestação política, religiosa ou racial era permitida nas arenas e em outras áreas.

Diante de um mundo efervescente e do crescente ativismo de atletas, porém, foi divulgado no início do mês a nova versão das diretrizes do COI para a aplicação da Regra 50.2, que inclui os locais de jogo como palcos permitidos para manifestação, desde que antes do início das competições.

De acordo com a entidade, a manifestação precisa ser "consistente com os princípios fundamentais do Olimpismo" e não pode ser dirigida direta ou indiretamente a pessoas, países e organizações. Ajoelhar-se ou erguer o punho no pódio permanece vetado.

Com a bola rolando, a Grã-Bretanha venceu o Chile por 2 a 0, a Suécia derrotou os EUA por 3 a 0 e a Nova Zelândia perdeu para a Austrália por 2 a 1.

A seleção brasileira de futebol feminino também estreou na Olimpíada nesta quarta. A equipe treinada por Pia Sundhage goleou a China por 5 a 0 no estádio Miyagi. Não houve manifestação antirracista antes da partida.
Folhapress
Continue lendo
Desempenho ruim

Brasil tem dia ruim nas Olimpíadas e fica sem medalha nesta sexta

30 JUL 2021 às 15h15
Atletismo olímpico

Alison dos Santos passa à semi dos 400 m com barreiras em dia de eliminações

30 JUL 2021 às 14h39
Pior participação nos jogos

Derrota nas Olimpíadas deve encerrar geração de Marta e Formiga na seleção

30 JUL 2021 às 14h24
Jogos Olímpicos

Na semifinal, Abner Teixeira garante bronze para o Brasil no boxe

30 JUL 2021 às 10h47
7º lugar

Time brasileiro cai nas eliminatórias do atletismo em Tóquio 2021

30 JUL 2021 às 09h42
Futebol

Marta não coloca certeza sobre futuro na seleção: "Difícil dar a resposta agora"

30 JUL 2021 às 09h32
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados