Pesquisar

Canais

Serviços

Alto risco

Sindicato alertou Santos e clubes de SP sobre possíveis ações após cortes

Folhapress
21 jul 2020 às 10:49
- Reprodução / Instagram
Publicidade
Publicidade

O Santos corre risco de perder dois jogadores na Justiça do Trabalho: Éverson e Eduardo Sasha. A dupla acionou o clube nos últimos dias e solicitou a rescisão unilateral alegando cortes salariais de 70% em meio à pandemia do novo coronavírus, atrasos em pagamentos de direitos de imagem e FGTS não recolhido. O clube, no entanto, já era alertado pelo Sindicato dos Atletas de São Paulo (Sapesp) sobre essa possibilidade.

Rinaldo Martorelli, presidente do Sapesp, informou ao Santos e também aos demais times do estado que imposições nos cortes salariais poderiam acarretar em processos trabalhistas. Ele fez o aviso a Corinthians e São Paulo também, avaliando que só o Palmeiras cumpriu a cartilha à risca.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A gente já havia falado que os clubes corriam risco de processo. São mudanças unilaterais dos contratos de trabalho. A Medida Provisória 984/2020 tira a exigência de ter o sindicato na discussão, mas não a bilateralidade. É preciso discutir e ter um acordo com os atletas. Dentre os quatro -São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos-, somente o Palmeiras tem um acordo assinado com os jogadores", disse o presidente do Sindicato dos Atletas à reportagem.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sem o Allianz Parque

Palmeiras descarta Canindé e mantém Arena Barueri como segunda casa

Imagem de destaque
Nas quartas

Com fome de título, Carille nega Santos comendo pelas beiradas no Paulista

Imagem de destaque
Entenda

António Oliveira convence medalhões do Corinthians sem esquecer da base

Imagem de destaque
Valorização

São Paulo oscila, mas Carpini não balança no cargo. Saiba os motivos


"[Eu] Vinha alertando os clubes. Se houvesse negociação assinada, estaria resolvido. Nós nos colocamos à disposição para ajudar nas negociações com os atletas. Desde que impuseram isso, eu vinha alertando e me colocando à disposição para as conversas", acrescentou.


Os alertas de Rinaldo Martorelli ocorreram em reuniões com os principais clubes do estado -não houve um aviso individual a cada equipe. O presidente do sindicato, no entanto, não crê em debandada dos atletas no momento: "Falar em debandada é difícil, porque a gente analisa como um todo. Os jogadores podem recorrer à Justiça para deixar os clubes, mas precisa, de outro time para absorvê-lo".

O Santos cortou o salário dos jogadores em 70%, contrariando o acordo verbal alinhado com os atletas, que determinava uma redução de 30% dos vencimentos. Esse, inclusive, é um dos pontos citados por Eduardo Sasha no comunicado enviado à imprensa na manhã desta segunda (20).


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade