A Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA) decidiu na última terça durante reunião na Cidade do Máxico, que qualquer decisão sobre a transferência de medalhas ocasionadas por problemas de doping nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, em agosto passado, só será tomada em abril de 2004, na próxima reunião do Comitê Executivo da entidade.
A ODEPA deu prazo de 15 dias para que os Comitês Olímpicos Nacionais envolvidos nos nove casos de doping na competição de 2003 manifestem seu posicionamento em relação à realização do exame da contraprova feita na época pelo controle de dopagem. Com a medida, a ODEPA pretende anunciar em abril o possível quadro definitivo de medalhas, evitando assim constantes trocas no resultado final dos Jogos.
O canadense William Warren, presidente da comissão jurídica da entidade, afirmou que se for comprovado o doping do velocista americano Mickey Grimes, na prova dos 100m rasos, o revezamento 4x100m dos Estados Unidos deverá perder a medalha de ouro. Neste caso, o Brasil, que ficou em segundo lugar na prova, herdaria esta medalha, totalizando 29 medalhas de ouro.
Leia mais:
Palmeiras tenta tirar Brasileiro 'praticamente definido' do Botafogo
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
O Brasil também aguarda idêntido procedimento em relação à medalha de prata no 'four skiff', peso leve do remo, e à de bronze nos 800m rasos feminino, com Christiane Ritz. A entidade não tomou qualquer decisão relacionada aos recentes casos de doping por THG.
Fonte: Agência Brasil (ABr)