O brasileiro Rodrigo Sperafico, da, equipe Durango/Cafés do Brasil/Água Mineral Itaipu, manteve a liderança do Campeonato Internacional de Fórmula 3.000 mesmo chegando em sétimo lugar no GP da Espanha, disputado hoje (sábado), em Barcelona. Rodrigo venceu o GP do Brasil, em Interlagos, e foi segundo em Ímola, e soma 16 pontos, ao passo que o francês Sébastian Bordais e Giorgio Pântano dividem a segunda colocação, com 14 pontos cada um.
A vitória hoje em Barcelona foi do italiano Giorgio Pântano, da Coloni, seguido pelo checo Tomas Enge, da Nordic, que chegou 0s9 atrás de Pântano. O francês Sébastian Bourdais, da Super Nova, que largou na pole position e liderou até a última volta, chegou em terceiro, com o brasileiro Ricardo Maurício (Red Bull Júnior) em quarto; o também brasileiro Mário Haberfeld (Astromega) em quinto e o italiano Enrico Taccacello, da Coloni, em sexto.
O Brasil ainda foi representado por três outros pilotos na prova espanhola. Ricardo Sperafico, da equipe Petrobras Júnior/Cafés do Brasil/Água Mineral Itaipu, se classificou em o nono; Antônio Pizzonia (Petrobras Júnior) chegou em 10º e Alexandre Sperafico (Minardi), foi o 15º.
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O GP da Espanha foi marcado pelo duelo entre Sébastian Bourdais e Pantano. Bourdais largou na pole e manteve a primeira colocação, mas da primeira a última volta, foi pressionado por Pantano. O italiano tentava a cada curva induzir o francês ao erro e até que na última volta, com os pneus completamente desgastados, Bourdais saiu da pista e deu um "passeio pela caixa de brita, perdendo o primeiro lugar para Pantano e o segundo para Enge.
A pressão de Pantano ajudou Rodrigo Sperafico, que manteve a liderança do campeonato porque Bordais não chegou nas duas primeiras colocações. A corrida para Rodrigo foi definida logo na primeira volta. Ele largou bem e pulou de sexto para quinto, mas na primeira curva recebeu um toque por trás do alemão Alex Muller, seu companheiro de equipe e teve os dutos de ar quebrado, anulando o efeito solo e deixando o carro difícil de pilotar. Mesmo assim ele se manteve entre os oito primeiros e nas últimas voltas ainda conseguiu a sétima colocação. "A prova valeu porque mantivemos a liderança do campeonato e permanecer na frente na classificação de uma categoria equilibrada como a Fórmula 3.000 Internacional sempre é importante para qualquer piloto", concluiu Rodrigo.
Já Ricardo Sperafico continuou sua luta contra o carro. Fez uma corrida de recuperação, visando chegar ao final da prova e rodar a maior quilometragem possível, mas mesmo tendo apresentado melhora em relação as duas etapas anteriores, a Petrobras Júnior ainda não tem um carro em condições de brigar pela vitória. "É mais uma corrida que se vai e temos que pensar na próxima", afirma Ricardo, que no ano passado foi o quinto colocado no campeonato, se constituindo no melhor brasileiro no certame.
A quarta etapa do Campeonato Internacional de Fórmula 3.000 está marcada para o dia 11 de maio, no Autódromo de A1-Ring, em Spilberg, na Áustria.
Classificação do GP da Espanha de F-3000
1) Giorgio Pantano (ITA) - 51min44s572 (média: 175,371 km/h)
2) Tomas Enge (CHE) a 0s987
3) Sébastien Bourdais (FRA) a 8s159
4) Ricardo Maurício (BRA) a 11s960
5) Mário Haberfeld (BRA) a 19s684
6) Enrico Toccacelo (ITA) a 20s383
7) Rodrigo Sperafico (BRA) a 25s182
8) Bjorn Wirdheim (SUE) a 26s317
9) Ricardo Sperafico (BRA) a 26s630
10) Antonio Pizzonia (BRA) a 31s535
11) Patrick Friesacher (AUT) a 38s986
12) Ryan Briscoe (AUS) a 39s986
13) Tony Schmidt (ALE) a 57s997
14) Rob Nguyen (AUS) a 1min02s715
15) Alexandre Sperafico (BRA) a 1min25s445
16) David Saelens (BEL) a três voltas
Classificação do campeonato
1) Rodrigo Sperafico (BRA) - 16 pontos
2) Sébastien Bourdais (FRA) - 14
Giorgio Pantano (ITA)
4) Mário Haberfeld (BRA) - 8
5) Ricardo Maurício (BRA) - 7
6) Tomas Enge (CHE) - 6
Antonio Pizzonia (BRA)
8) Bjorn Wirdheim (SUE) - 2
Patrick Friesacher (AUT)
Enrico Toccacelo (ITA)