O departamento jurídico do Sport entrará na Justiça com uma ação cautelar contra a Rede Globo após a emissora divulgar que o Flamengo é hexacampeão brasileiro de futebol. Antes do término do Brasileirão do ano passado, o presidente Sílvio Guimarães avisou que tomaria a decisão caso o rubro-negro erguesse a taça.
"Nós ingressamos de fato com uma ação cautelar para que a Rede Globo fosse obrigada a apresentar todo o material dos programas jornalísticos dela do período em que houve a definição do Campeonato Brasileiro do ano de 2009. Depois de examinarmos esse material e chegarmos a conclusão de que houve um prejuízo à imagem, à reputação do Sport e um prejuízo também material em função dos nossos contratos de publicidade, o Sport deverá definir em entrar com uma ação, essa sim indenizatória, e um pedido de reparação", revelou o vice-presidente jurídico do clube, Eduardo Carvalho, em entrevista à rádio JC/CBN, de Recife.
Em 1987, o Clube dos 13 criou um Brasileirão independente da CBF, a Copa União. Em seguida, a entidade criou sua própria competição chamada de Módulo Amarelo enquanto a outra competição ficou conhecida por Módulo Verde. O Sport foi campeão do Amarelo e o Flamengo do Verde, porém, o time da Gávea se negou a fazer uma final contra o Leão e a Confederação Brasileira declarou o time pernambucano campeão nacional.